Nos últimos tempos, a mudança na indústria dos restaurantes em geral atingiu um ritmo diferente. O uso da tecnologia de smartphones em cenários cotidianos, como a internet banking e compras online, acelerou as mudanças a tal ponto que alguns negócios sentem que simplesmente lutam para acompanhar.
Contudo, há boas notícias. Já mostramos anteriormente como receber os clientes no seu bar ou restaurante, e agora, mostraremos as 4 principais tendências de experiência do cliente em restaurantes atualmente.
Claro que o Get In vai garantir que seu estabelecimento não fique atrás dos concorrentes.
O que é um bom atendimento ao cliente em restaurantes?
Atualmente, muitos clientes esperam mais quando optam por comer fora. De pagamentos sem contato a opções de gerenciamento de filas, não é mais suficiente pensar que um bom atendimento ao cliente depende apenas de cumprimentar, sentar e alimentá-los.
Resumindo as expectativas dos clientes de hoje, separamos 4 dicas gerais que incluem:
- Bem estar dos clientes;
- Satisfação da equipe;
- Saúde;
- Segurança e proteção.
Dividimos essas expectativas gerais e ilustramos como os restaurantes de hoje podem atender às tendências atuais de experiência do cliente.
Bem estar dos clientes
Agora, mais do que nunca, os consumidores esperam que os gestores de restaurantes ofereçam valor agregado, concentrando-se em suas necessidades específicas. Olhando para o futuro, as pessoas que gerenciam bares e restaurantes devem atender às necessidades de vários grupos de consumidores:
- Comandas individuais: Com mais pessoas optando por jantar fora sozinhas, entenda o que elas procuram: uma mesa fora do caminho, um assento no bar, experiência social (conversa ou sozinho) e Wi-Fi.
- Famílias com crianças: é fundamental aumentar as ofertas de cardápio com preços adequados, oferecer um ambiente adequado para crianças e ampliar as ofertas de cardápio para crianças. Isso pode exigir mudanças de assento e menu.
- Millennials: esses jovens consumidores têm necessidades diferentes e expectativas mais altas do que seus colegas mais velhos. Para permanecerem relevantes, os profissionais de marketing precisarão investir dinheiro e recursos em tecnologias de conexão que atraiam esse grupo.
- Idosos: esses clientes querem um ambiente acolhedor, mais iluminação, menos ruído, menus fáceis de ler, assentos confortáveis e atendimento personalizado. Os restaurantes que optam por cardápios em QR Code precisam ficar atentos ao ambiente da loja, pois esse grupo tende a comer com mais frequência no restaurante do que no take-out ou no drive-thru, em comparação com outros grupos geracionais.
Satisfação da equipe
As gerações de hoje, considerando as tendências da experiência do cliente em restaurantes, associam fortemente os níveis de satisfação dos funcionários aos seus. Isso ocorre porque funcionários satisfeitos têm maior probabilidade de oferecer uma experiência geral melhor para os clientes.
Em um mundo de nativos digitais, os clientes de restaurantes agora podem ver o que ex-funcionários têm a dizer sobre trabalhar em um restaurante. O Financial Times observou essa mudança no conhecimento , descobrindo que os clientes obterão informações de “sites como o Glassdoor para ver o que a equipe existente e anterior disse”.
Se concentrar na satisfação da equipe não é apenas convidar os clientes para dentro de casa – é também uma questão de retenção da equipe. Uma baixa rotatividade de pessoal é boa para o seu negócio, ajudando a garantir que sua equipe desenvolva um senso de espírito comunitário e compromisso com a experiência do cliente.
Melhorar a experiência da equipe pode ser tão simples quanto realizar uma pesquisa com a equipe ou incorporar um software de restaurante fácil de usar, tão intuitivo quanto um aplicativo de mídia social, usando os celulares.
Saúde
A saúde e a segurança sempre se mostraram uma preocupação vital na indústria dos bares e restaurantes, e com razão. Por motivos óbvios, isso aumentou nos últimos anos, e os clientes esperam verificações completas para se sentirem seguros sempre que entrarem em um local.
Um bom atendimento ao cliente em restaurantes precisa fornecer conformidade de saúde completa, precisa e abrangente. Estando no centro das atenções, os restaurantes de hoje precisam:
- Comunicar as medidas de saúde e segurança que eles têm em vigor;
- Criar confiança nos procedimentos de controle;
- Esclarecer qualquer dúvida sobre possíveis falhas de saúde e segurança em seu local.
Segurança de dados
Atualmente, a segurança de dados e computadores é uma preocupação diária. Vivemos em um cenário tecnológico que precisa garantir a adesão às melhores práticas de segurança de dados. Em suma, é a lei.
Os clientes de restaurante de hoje gostam de garantir que estão sendo protegidos. Isso se aplica a tudo com o que eles interagem na internet.
Assim, ao usar a tecnologia, os restaurantes geram naturalmente montanhas de dados. Detalhes do cliente, opções de menu, compras, tudo isso gera informações.
Com o passar do tempo, as preocupações com a segurança dos dados aumentarão. Os clientes do próximo ano terão um conhecimento mais sofisticado de tecnologia do que no ano passado.
Felizmente, os aplicativos hoje cobrem os bares e restaurantes. O Get In, por exemplo, é um dos sistemas de reserva que protege os restaurantes e seus clientes, aderindo às leis internacionais do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR).
Conclusão
As tendências normalmente vêm e vão em todos os setores, mas algumas permanecem para sempre. Experimente a tecnologia de reserva de mesa. Introduzido há mais de dez anos, os restaurantes desfrutam dos benefícios de seus serviços, aumentando a eficiência dentro de casa. Hoje em dia, eles podem adotar a tecnologia operacional sem nenhum custo.
Salvando sua equipe de qualquer interrupção, um sistema de reserva oferece uma maneira comprovada de reduzir:
- Tempos de espera do cliente;
- Taxas de não comparecimento;
- Atrasos no pedido de mesa e na entrega do serviço.
E para manter a organização na sua casa, conte com o Get In para ser o seu sistema de reservas e filas. Com ele, você não precisa de preocupar de atender telefonemas ou olhar aplicativos como o Whatsapp, e pode dar adeus as filas que tanto estressam seus clientes.