Uma parte fundamental da administração de um restaurante de sucesso envolve investir na melhor tecnologia de restaurante.
No entanto, para fazer isso, você precisa construir uma compreensão das tendências mais amplas de tecnologia de restaurantes.
Neste artigo, você pode descobrir sobre tendências relacionadas a sistemas de PDV, pagamentos sem contato, códigos QR e muito mais. Sobre inteligência artificial para restaurantes, já criamos um artigo completo.
Quais as características da indústria dos restaurantes?
Antes de explorar a tecnologia de restaurantes, é importante definir a indústria de restaurantes. Sendo breve, isso se refere à indústria que envolve a prestação de serviços de alimentação, onde os clientes podem pedir e comer no local.
A exclusão de empresas que não permitem que os clientes se sentem no local e comam seus alimentos é a principal maneira pela qual a indústria de restaurantes é separada da indústria de alimentos em geral.
Com isso em mente, a indústria de restaurantes pode incluir tudo, desde restaurantes tradicionais independentes a bares, comensais, restaurantes de fast food e outros negócios semelhantes. Os restaurantes podem ser empresas independentes, parte de uma cadeia ou franquia mais ampla, ou conectadas a outras empresas, como hotéis, resorts etc.
Por que é importante estar atento as tecnologias para restaurantes?
A indústria de restaurantes está em constante mudança, especialmente à medida que as expectativas dos clientes mudam, tornando o acompanhamento da mais recente tecnologia de restaurantes essencial para qualquer negócio de sucesso no setor.
Hoje, dependendo do tipo de negócio de restaurante, os clientes podem querer um serviço rápido, opções para fazer seus pedidos com antecedência, ferramentas de reserva online, opções para sentar ou levar sua comida, excelente atendimento ao cliente, opções de alimentos que atendam às suas necessidades dietéticas específicas, uma variedade de métodos de pagamento e muito mais.
Não atender a essas expectativas pode dar aos seus concorrentes uma vantagem clara sobre o seu restaurante.
Tendências de tecnologia de restaurantes que você deve conhecer
Existem várias tendências de tecnologia de restaurantes que aqueles dentro da indústria precisam estar cientes para capitalizá-las totalmente e atender às expectativas dos clientes. Estes são descritos em detalhes abaixo.
Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina
O ano de 2023 viu a inteligência artificial tomar o centro do palco, impulsionada em parte pelo lançamento do chatbot generativo de IA da OpenAI, ChatGPT. As soluções de IA e aprendizado de máquina estão ganhando força na indústria de restaurantes, com 70% das empresas mostrando interesse, de acordo com a QuBeyond.
As aplicações da IA no setor de restaurantes incluem chatbots para navegação de menus e interações com os clientes, sistemas de pedidos por voz e estratégias dinâmicas de preços.
A promessa de IA e aprendizado de máquina se estende a áreas como otimizar as margens dos restaurantes e melhorar a eficiência operacional, embora o impacto total ainda não tenha sido determinado.
Aplicativos de reserva de mesa
Um sistema de reserva de mesa on-line ajuda os restaurantes a gerenciar reservas e oferecer aos clientes uma ótima experiência gastronômica.
Um sistema de reservas de restaurante tem os seguintes benefícios
- Isso reduz o número de vezes que a equipe atende telefones e insere manualmente informações sobre reservas;
- Isso ajuda os restaurantes a otimizar seus arranjos de mesa, reduzindo os tempos de espera e maximizando a utilização dos assentos disponíveis, especialmente durante períodos movimentados;
- Os clientes acham conveniente fazer reservas, levando a experiências gastronômicas mais suaves e satisfatórias.
Sistemas de exibição de pedidos
Um sistema de exibição de cozinha (KDS) é uma ferramenta de tecnologia de restaurante que substitui pedidos baseados em papel por telas digitais de exibição de cozinha.
Essas telas ajudam a equipe da cozinha exibindo pedidos recebidos, tornando a preparação de alimentos mais eficiente e garantindo que os pedidos sejam precisos e oportunos.
Pagamento sem contato
O pagamento sem contato está se tornando cada vez mais prevalente na indústria de restaurantes, permitindo que os clientes paguem usando relógios, smartphones ou cartões inteligentes por meio de aplicativos ou dispositivos sem toque.
As estatísticas indicam que aproximadamente 53% das transações de PDV serão sem contato dentro de cinco anos, com o valor global dos pagamentos sem contato projetado para aumentar em 300% para US$ 6 trilhões até 2024.
O pagamento sem contato não apenas oferece velocidade e conveniência, mas também benefícios de higiene e segurança, tornando crucial que os restaurantes invistam em soluções de pagamento móvel e digital.
Programas de fidelidade
Os operadores de restaurantes estão investindo em programas de fidelidade para aumentar os gastos dos clientes e incentivar a repetição de negócios, especialmente porque a retenção de clientes se mostra mais econômica do que a aquisição.
Os programas de fidelidade também ajudam os restaurantes a competir com mercados de terceiros.
Os programas de fidelidade digital são um foco para muitas marcas em 2023, embora devam ser expandidos, minimizando o abuso e a fraude.
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