Em um mundo cada vez mais conectado e dinâmico, a crescente demanda por métodos de reservas para bares e restaurantes reflete o desejo dos consumidores de simplificar e otimizar sua experiência, seja um sistema de gestão ou pelo WhatsApp.
Há uma razão muito específica por trás dessa crescente demanda: nossa sociedade moderna, caracterizada por ritmo frenético e múltiplos compromissos, busca soluções que tornem o gerenciamento do tempo mais fluido. O aumento desses sistemas de reservas é alimentado pela necessidade de evitar longas esperas, otimizar horários e garantir acesso contínuo a serviços e experiências.
Desde marcar consultas médicas até jantar em restaurantes favoritos, os consumidores estão procurando conveniência e controle sobre seus horários.
A conveniência de reservar on-line não só responde às necessidades da sociedade moderna, mas também a uma crescente consciência da importância do tempo.
Não só. O fato de oferecer aos seus clientes um método autônomo de reserva de agendamento é uma vantagem real, um elemento que melhora a própria atividade, o que é bem apreciado pelos clientes.
Por que usar um sistema de gestão de reservas?
Os recursos essenciais de um sistema de reservas eficaz vão muito além de simplesmente garantir um compromisso ou assento. Eles devem abranger a essência do gerenciamento de fluidos, o que pode significar antecipar as necessidades do usuário e oferecer um nível de flexibilidade que se adapte à dinâmica de mudança das necessidades atuais.
Melhor experiência do cliente:
A reserva on-line oferece aos seus clientes maior flexibilidade sobre como, quando e onde eles fazem suas reservas. Ele permite que eles tenham acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana, à disponibilidade da mesa em seus dispositivos inteligentes e telefones celulares – o que é mais conveniente do que isso?
Melhor gestão:
Análises e relatórios ajudam você a identificar o horário de pico de refeições. Com mais reservas on-line, você terá uma ideia mais clara dos níveis ideais de pessoal enquanto faz rotas semanais.
Economize tempo para sua equipe:
Os restaurantes são um ambiente em rápida mudança. As coisas podem ir do tempo parado para uma debandada de clientes em um piscar de olhos. Enquanto isso, espera-se que sua equipe monitore os telefones para reservas e gerencie listas de espera confusas. Com um sistema de reservas de restaurantes, sua equipe pode relaxar e se concentrar em áreas mais críticas, como atendimento ao cliente.
Maior presença online:
Um sistema de reservas on-line dá maior visibilidade ao seu site, mídias sociais, parceiros de publicidade e outros canais. Em vez de apenas criar reconhecimento de marca, sua presença on-line fornecerá um processo simplificado para que potenciais clientes tomem medidas.
Aumento da receita:
O aumento dos métodos de reserva e conveniência se somam a uma coisa: mais reservas. E os depósitos e lembretes de reserva reduzem a probabilidade de não comparência do cliente.
Análise e relatórios de dados:
Você pode obter informações valiosas a partir do histórico de reservas do cliente e das integrações do PDV. Você será mais capaz de identificar os horários de pico de reserva, o tamanho médio da festa, as preferências do cliente e seus itens de menu mais vendidos. O que tudo isso soma é uma tomada de decisão mais bem informada da administração.
Por exemplo, nosso próprio sistema de reservas, Get In, foi construído com problemas de gerenciamento de reservas em mente e tem recursos que ajudarão você a combatê-los, como:
- Diminuir a taxa de desistência dos clientes;
- Diminuir os custos da casa;
- Aumentar o lucro do estabelecimento;
- Melhorar a organização do fluxo do seu bar ou restaurante.
O melhor de tudo é que esse tipo de ferramenta é fácil de usar (para os clientes e funcionários do restaurante).
Contras da comunicação via Whatsapp
O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos. Usar o WhatsApp para comunicação em restaurantes significa acessar uma plataforma em que uma grande parte da população global usa o aplicativo.
O WhatsApp permite a comunicação personalizada entre restaurantes e clientes. Isto inclui o envio de mensagens personalizadas ou a oferta de recomendações com base nas preferências do cliente, levando a relacionamentos mais fortes com os clientes e, em última análise, a mais negócios para o restaurante.
Contudo, por ser um aplicativo não voltado para o universo dos bares e restaurantes, existem alguns contras que você e sua equipe pode sentir no dia a dia.
- Demorado: O toque pessoal que diferencia o WhatsApp também pode ser sua limitação. À medida que seu público cresce, o gerenciamento de comunicações pode se tornar cada vez mais exigente.
- Falta de análises aprofundadas: Os dados são a espinha dorsal de uma empresa. No entanto, as ofertas de análise do WhatsApp são um pouco limitadas, deixando as marcas adivinhando sobre a eficácia das mensagens.
- Preocupações de segurança: Com sua enorme base de usuários, o WhatsApp pode atrair atenção indesejada de hackers. Vulnerabilidades anteriores levantaram as sobrancelhas e problemas como a leitura de contatos salvos foram sinalizados.
Get In pode ser o seu sistema de gestão de reservas e filas
Quando o assunto é tecnologia e inovação, Get In está presente. Isso porque as nossas soluções são pensadas em facilitar não só a vida dos donos de bares e restaurantes, mas também dos clientes com um sistema de gerenciamento de filas e reservas.
A plataforma conta com mais de 400 mil usuários ativos no aplicativo, ou seja, o seu restaurante além de passar a ser exibido para essa enorme quantidade de possíveis clientes, através do Get In ele também poderá:
- Diminuir a taxa de desistência dos clientes;
- Diminuir os custos da casa;
- Aumentar o lucro do estabelecimento;
- Melhorar a organização do fluxo do seu bar ou restaurante.
Então, se o seu restaurante tem enfrentado dificuldades para gerir as longas filas que ficam na frente do seu estabelecimento, ou se então, as reservas por WhatsApp e ligações telefônicas já não estão dando mais conta da sua demanda, você precisa conhecer o Get In.