Costuma-se dizer que as primeiras impressões são as últimas impressões. Por isso é fundamental garantir que seu estabelecimento ofereça um atendimento ao cliente de excelência. De fato, a recepção calorosa e a atenção contínua podem ser uma das coisas que o diferenciam da concorrência, ajudando a fidelizar os clientes.
Imagine escolher jantar em um restaurante requintado e ninguém o cumprimenta ou caminha até sua mesa, como você se sentiria com essa experiência?
É por isso que quando os clientes optam por fazer uma refeição no seu restaurante, o acolhimento é importante. A forma como eles recebem essas boas-vindas definirá o tom para o restante da experiência gastronômica. Seu anfitrião precisa fazer com que os clientes se sintam bem-vindos em sua interação inicial e isso precisa continuar durante toda a experiência. A reputação do seu local pode depender disso.
Por isso, o Get In reuniu algumas dicas para garantir que você e sua equipe recebam os clientes em seu restaurante da melhor maneira possível.
Mostre um interesse genuíno
O anfitrião ou garçom encarregado de receber os clientes deve sempre fazê-lo com uma atitude calorosa e acolhedora. Como esse é o relacionamento inicial com seus clientes, é fundamental que seja feito de maneira genuína e educada.
Estabeleça um tipo de saudação padrão que os anfitriões do seu restaurante possam usar e certifique-se de que eles estão perguntando sobre as necessidades de seus clientes, enquanto expressam uma preocupação real por quaisquer solicitações especiais.
Os anfitriões precisam fazer com que os clientes se sintam confortáveis e também oferecer assistência extra para clientes com deficiência ou idosos, como acomodá-los mais perto das portas. E lembre-se sempre de sorrir.
Sente os convidados estrategicamente
Para reduzir a frustração e os tempos de espera, planeje com antecedência a organização dos assentos. Esta preparação irá garantir que as reservas dos seus clientes sejam todas devidamente honradas e permitir uma melhor gestão das visitas ao seu restaurante.
O bom senso geralmente é a melhor ferramenta para ajudar a determinar onde acomodar os convidados. As mesas precisarão ser alocadas de acordo com o tamanho da festa ou número de convidados e o anfitrião precisará ser estratégico na colocação das mesas.
Os casais podem preferir uma área de canto ou nicho para desfrutar de uma experiência mais romântica; e festas maiores e mais barulhentas seriam mais adequadas para espaços de jantar privados ou nos fundos para evitar que outros convidados se sentissem desconfortáveis.
Alguns convidados podem solicitar determinadas áreas de estar e, se a situação permitir, é sempre melhor tentar atender a essas solicitações.
Forneça tempos de espera precisos
Para evitar afetar a experiência de jantar do cliente, é importante que o anfitrião forneça tempos de espera verdadeiros e precisos. A maioria dos clientes aceitará melhor uma espera em um restaurante se for avisado com uma previsão precisa.
Embora a honestidade com os tempos de espera possa levar a uma maior chance de abandono do cliente, eles certamente apreciarão as informações.
Mantenha a calma e positividade
A indústria da hospitalidade pode ser difícil, mas é importante lembrar que não importa o que aconteça, os anfitriões precisam manter a calma e ser positivos. Uma atitude positiva ajudará a melhorar até mesmo a pior situação.
Proporcionar a melhor experiência possível para os hóspedes é o fator mais importante. Assim, se o hóspede tiver uma reclamação sobre comida ou algum outro problema, tratá-la com uma atitude calma e positiva pode fazer toda a diferença na experiência de atendimento.
Apresentar os cardápios
Também é uma prática recomendada fornecer aos convidados os cardápios de bebidas e comidas ao sentá-los. Isso dá aos clientes tempo para olhar o menu enquanto esperam que o servidor chegue e conclua os pedidos.
Como um bônus adicional, faça com que seus anfitriões anotem os pedidos iniciais de bebidas ou, pelo menos, tragam água para a mesa para os comensais sedentos. Isso pode fazer com que os clientes se sintam extremamente bem-vindos e confortáveis.
Aja com gentileza mesmo quando estiver ocupado
Um dos elementos mais difíceis de gerenciar é responder prontamente durante os horários de pico. Hosts e servidores farão malabarismos com muitas tarefas diferentes durante os períodos de maior movimento. No entanto, esses são os momentos em que é mais importante cumprimentar e responder prontamente aos clientes.
Mesmo que seja difícil fornecer o mesmo nível de serviço em comparação com os horários de silêncio, é importante ainda reservar um tempo para cumprimentar e atender os clientes com o mesmo padrão.
Quando os restaurantes estão cheios, também é possível que os clientes tenham sido um pouco negligenciados pelos servidores. Portanto, se eles sinalizarem para você, sempre reconheça e responda com gentileza e compreensão.
Exemplos do que dizer ao cumprimentar convidados
Embora essa tarefa geralmente seja responsabilidade dos anfitriões, também é importante que todos os funcionários sejam treinados para receber os clientes.
O ideal é desenvolver uma frase geral que possa ser usada como um padrão de boas-vindas. Por exemplo,
“Bom dia/tarde/noite, bem-vindo ao XYZ (nome do restaurante).
Pergunte sobre reservas e quaisquer requisitos especiais
- Pergunte educadamente “Você tem alguma reserva?” para garantir que você saiba se deve procurá-los ou encontrar uma mesa;
- Se eles tiverem uma reserva, continue com “Posso saber seu nome?”;
- Depois de verificar a reserva, repita os detalhes de volta para eles “Absolutamente (endereço pelo nome, se apropriado). Você tem uma mesa reservada para (Número de convidados);
- Se eles não tiverem uma reserva, pergunte ao restaurante “Quantos vão jantar esta noite?” e se você tiver espaço, pergunte se eles têm alguma preferência;
- Com o espaço estabelecido, pergunte sobre quaisquer requisitos especiais. Há uma criança no grupo e você precisará de uma cadeira alta, há requisitos dietéticos rigorosos?
Conduza os convidados à sua mesa
Ao sentar os convidados, é importante que o anfitrião ou garçom mantenha contato visual e continue sorrindo da mesma maneira amigável. Para evitar qualquer confusão, faça com que o anfitrião mostre o caminho até a mesa e tome cuidado para não andar muito rápido.
Além disso, ao chegar à mesa, verifique com os convidados se esta área é adequada para eles, dando-lhes a oportunidade de confirmar suas expectativas.
Depois de acomodar os convidados
Assim que os convidados estiverem sentados, implemente as dicas acima. Forneça aos convidados os menus e ofereça-se para anotar os pedidos de bebidas.
Antes de o anfitrião sair, pergunte se há mais alguma coisa que ele precisa e deseje aos convidados uma boa noite. Neste ponto, um membro da equipe de serviço assumirá e concluirá as próximas etapas.
Conclusão
É sempre bom ser educado e cortês ao cumprimentar um cliente em seu bar ou restaurante. O treinamento adequado de todos os membros da equipe sobre práticas corretas de saudação garantirá que não haja lacunas no serviço e mantenha melhor o nível de serviço.
E para manter a organização na sua casa, conte com o Get In para ser o seu sistema de reservas e filas. Com ele, você não precisa de preocupar de atender telefonemas ou olhar aplicativos como o Whatsapp, e pode dar adeus as filas que tanto estressam seus clientes.