Quando as pessoas pensam em inteligência artificial (IA) em restaurantes, suas mentes sempre parecem pular direto para cozinhas compostas por robôs que são capazes de cozinhar tão bem que podem substituir as pessoas.
Embora esse não seja mais um cenário impossível (existem restaurantes reais no mundo que têm robôs fazendo pelo menos parte da culinária), não é a maneira mais comum como a IA está mudando a indústria de restaurantes.
Você pode se surpreender ao aprender sobre algumas das maneiras pelas quais os proprietários de bares e restaurantes ainda menos experientes em tecnologia podem implementar a IA para agilizar suas operações e melhorar as experiências de seus clientes.
Contudo, a inteligência artificial pode ser um pouco uma frase da moda, mas essa tecnologia não está fora do alcance do restaurador comum. Continue lendo nosso artigo para aprender sobre IA em restaurantes e como os restaurantes podem usar a inteligência artificial de pequenas maneiras para fazer grandes mudanças.
O que é inteligência artificial (IA)?
A IA é muito mais do que cozinhas robóticas. Também não é o que as notícias por aí pode levá-lo a acreditar. Ou seja, não vamos eventualmente ser enganados pela tecnologia de restaurantes e acabar servindo-a, em vez do contrário.
Inteligência artificial é praticamente o que parece: Inteligência que não aconteceu naturalmente.
Em vez disso, é criado por um humano para permitir que um computador imite o comportamento humano. A IA pode receber informações do mundo ao seu redor e reagir a elas, mas não pode armazenar essas informações e usá-las para crescer e se tornar mais complexa ao longo do tempo.
Siri e Alexa são bons exemplos de IA, eles podem responder a perguntas de seus usuários, mas não conhecem seus usuários ao longo do tempo, aprendendo seus desejos e antecipando suas necessidades.
IA nos restaurantes é necessário?
À medida que a tecnologia de todos os tipos se torna uma parte mais integral da administração de um restaurante, a IA está emergindo como uma área de tecnologia de restaurantes com potencial praticamente ilimitado.
Aqui estão apenas alguns dos benefícios de usar inteligência artificial em um restaurante:
- Corte de custos: A tecnologia de IA pode ser usada para automatizar muitas tarefas simples e rotineiras, como inserir pedidos no PDV. Isso significa menos dinheiro gasto em seu restaurante e custos mais baixos em geral;
- Reduza os erros: O erro humano é responsável por muitas coisas que podem dar errado em um restaurante. Por exemplo, um garçom em uma sala de jantar movimentada pode ouvir mal o pedido de um convidado, resultando no cliente recebendo o prato errado. Quando os clientes pedem via IA, há menos oportunidade de erro humano.
- Personalize pedidos: A inteligência artificial dá mais controle aos convidados durante o processo de pedido. Isso permite que eles personalizem seus pedidos para atender às suas necessidades.
- Melhore o atendimento aos clientes: Ao abraçar a capacidade da IA de executar tarefas simples e rotineiras em seu restaurante, você pode liberar os funcionários para fazer o que eles são melhores: Concentre-se em seus clientes e forneça a eles a melhor experiência possível. Por toda a conversa sobre robôs estarem prontos para assumir as cozinhas de restaurantes, há uma coisa que eles definitivamente ainda não podem fazer: imitar o toque humano que pode tornar uma experiência de restaurante tão especial.
- Encontre novos clientes: a tecnologia de IA pode impulsionar os esforços de marketing do seu restaurante, permitindo que você identifique que tipos de clientes podem amar sua comida, entre em contato com eles e os incentive a visitá-lo. A inteligência artificial também pode ajudar a reter os clientes – os esforços de remarketing podem incentivá-los a fazer uma visita repetida depois de vir ao seu restaurante.
Como usar IA nos restaurantes?
Obtenha insights do setor
Acompanhar a indústria de restaurantes em constante mudança é difícil, especialmente à medida que os hábitos e gostos dos clientes mudam. A IA é uma ótima ferramenta para coletar e classificar informações de tendências. O ChatGPT aproveita o poder do Google, simplificando a pesquisa. Tente fazer perguntas ao ChatGPT sobre a indústria de restaurantes para obter informações sobre os desejos dos clientes.
Que tipos de perguntas você deve tentar fazer ao ChatGPT?
- Quais são as melhores comidas de restaurante encomendadas?
- Quais frutas e vegetais estão na estação agora?
- Qual é a maneira mais popular de servir frango?
- Quais são as melhores comidas de jantar encomendadas?
Melhore seu cardápio
Pesquisas mostram que menus com imagens e descrições de pratos ressoam melhor com os clientes. Agora, você pode criar o menu perfeito com a ajuda da IA. Você pode usar o ChatGPT para gerar texto de menu pedindo que eles criem uma descrição de uma frase de seus pratos. Procurando dicas de fotos de cardápio para sua culinária? Peça ajuda ao ChatGPT sobre composição e estilo. Quer saber quais receitas estão na estação? Pergunte ao ChatGPT o que é tendência.
A influência da IA na engenharia de menus não para por aí. A tecnologia permitiu que os restaurantes lidassem melhor com seu inventário.
Analisar dados
É provável que você tenha muitos tipos de tecnologia de restaurante em seu restaurante, e alguns desses sistemas estão coletando dados valiosos. Veja o Get In, por exemplo. Nossa plataforma coleta dados sobre seus clientes e os atende a você em nosso painel.
A escavação de dados é uma das melhores maneiras de entender seus clientes, funcionários, suprimentos e negócios em geral. Não morda mais do que você pode mastigar tentando vasculhar esses dados por conta própria. Você pode usar a inteligência artificial para analisar dados, segmentar clientes, organizar informações e encontrar insights.
Quer criar uma campanha de marketing direcionada? Copie e cole os dados do seu cliente no ChatGPT e peça que eles retirem clientes recorrentes. Você pode então criar materiais de marketing especificamente adaptados a essa base de clientes.
Digamos que você queira entender as impressões de seus clientes sobre o seu restaurante. Você pode copiar e colar as avaliações no ChatGPT e pedir que ele procure as principais tendências. Você então terá uma visão do sentimento geral de seus clientes para ajudar a fazer ajustes para tornar a experiência deles mais positiva.
Você também pode usar a IA para rastrear dados operacionais do seu restaurante. A IA pode ajudá-lo a analisar o horário comercial ocupado e tranquilo para que você possa ajustar sua equipe de acordo.
Crie campanhas de marketing
Sem marketing, os clientes não saberão sobre o seu restaurante. Mas com as campanhas de marketing ficando mais criativas, pode ser difícil ter ideias que se destaquem. É aí que a IA pode entrar – gerando ideias e cópias para todas as suas necessidades de marketing.
Uma boa campanha de marketing abrange todas as bases: mídia social, e-mail, site e inserções de papel. O ChatGPT pode ajudá-lo a escrever uma cópia otimizada para cada plataforma. Deixe que a IA o ajude a criar materiais de marketing direcionados que ressoem com seus clientes.
Com Get In, seu restaurante ganha reforço com IA
Se você ainda sabia, vamos te contar. Sim, o Get In usa inteligência artificial na construção da plataforma. E não só isso, a plataforma também ajuda aos clientes ao decidirem qual restaurante fará reserva com ajuda da IA, apresentando bares e restaurantes a partir das ocasiões.
A plataforma conta com mais de 300 mil usuários ativos no aplicativo, ou seja, o seu restaurante além de passar a ser exibido para essa enorme quantidade de possíveis clientes, através do Get In ele também poderá:
- Diminuir a taxa de desistência dos clientes;
- Diminuir os custos da casa;
- Aumentar o lucro do estabelecimento;
- Melhorar a organização do fluxo do seu bar ou restaurante.
Então, se o seu restaurante tem enfrentado dificuldades para gerir as longas filas que ficam na frente do seu estabelecimento, ou se então, as reservas por WhatsApp e ligações telefônicas já não estão dando mais conta da sua demanda, você precisa conhecer o Get In.