Dito isso, muitos de nós aceitamos que esperar por uma mesa no seu restaurante favorito é apenas algo que vem com a natureza popular da indústria da gastronomia.
Mas e se houvessem maneiras de reduzir drasticamente esses tempos de espera? Bem, separamos 4 ótimas estratégias inteligentes, para que você possa aprender a reduzir os tempos de espera em seu restaurante.
Por que esperar? Vamos pular direto para a fila.
Primeiro passo para acabar com as filas no restaurante
O primeiro passo para reduzir os tempos de espera é entender por que seus clientes podem estar fazendo fila em primeiro lugar.
Eles estão esperando por uma mesa? Talvez eles estejam fazendo fila para pedir comida no balcão?
Depois de saber onde está o gargalo, você pode começar a implementar medidas para reduzir a fila. Por este motivo, vamos para as dicas de como acabar com as filas?
1. Use tecnologia seu favor
Nos dias de hoje, você se coloca em desvantagem se não se despir à tecnologia para ajudar a reduzir os tempos de espera.
Ao implementar um sistema de gerenciamento de filas e reservas, você pode receber pedidos de clientes com antecedência e gerenciar seu espaço com mais eficiência, o que significa que eles não precisam fazer fila quando chegarem ao seu restaurante.
Usar ferramentas de marketing por SMS ou CRM (disparo de e-mails) para dizer quando as mesas estão prontas. Hoje, existem muitas soluções baseadas em tecnologia disponíveis para ajudá-lo a reduzir os tempos de espera.
2. Treine a sua equipe
É crucial que você treine sua equipe sobre como lidar com a espera, e não estamos falando de mesas. Eles devem ser capazes de receber pedidos de forma rápida e eficiente, sem manter os clientes por perto. Quando eles veem um cliente esperando, eles também devem ser capazes de reagir de acordo:
Desde gerenciar a satisfação do cliente até aprender a melhor forma de atender os busters de fila, sua equipe deve estar equipada com o conhecimento e as habilidades necessárias para trabalhar com eficiência ideal.
Além de treinamento específico, sua equipe também deve ser incentivada a ser sempre proativa. Se os clientes virem apatia de sua equipe, é provável que isso descontente os clientes e afete seus níveis de retenção de clientes a longo prazo.
Agora, se você quer dicas das melhores maneiras de receber a sua clientela nem se preocupe. Preparamos um guia para você neste artigo.
3. Incentive reservas
Ao incentivar os clientes a pré-reservar suas mesas, você pode ajudar a reduzir o número de pessoas que estão na fila no dia. Isso é especialmente eficaz para restaurantes movimentados que sabem que terão uma casa cheia.
Se os clientes souberem com antecedência que pode reservar e evitar uma espera, é mais provável que sejam pacientes e menos propensos a se afastar. Ao gerenciar as expectativas dos clientes desde o início, você pode evitar quaisquer reclamações relacionadas à fila mais adiante.
4. Compartilhe seu cardápio digital
Como os clientes levam muito tempo para decidir sobre seu pedido, adote compartilhar o cardápio digital do seu bar ou restaurante, que provavelmente o sistema de gerenciamento de filas terá.
Compartilhe o cardápio para ajudá-los a decidir de antemão fornecer serviço oportuno e reduzir a espera. Isso vai ajudar tanto os clientes a saber o que escolher ao chegar no seu estabelecimento quanto a você a atender seus clientes mais rapidamente e melhorar a imagem do seu bar ou restaurante.
Se você busca melhorar o seu cardápio, separamos esses 6 modelos exclusivos.
Como o Get In vai acabar com as filas no seu restaurante
O Get In oferece aos clientes diferentes soluções de gestão de filas e reservas que atendam às suas necessidades. O principal objetivo é capacitar os donos de restaurantes a gerenciar suas filas e reservas e gerar mais receita com a ajuda das melhores funcionalidades do mercado, que vão desde marketing digital até inteligência artificial.
A plataforma conta com mais de 300 mil usuários ativos no aplicativo, ou seja, o seu restaurante além de passar a ser exibido para essa enorme quantidade de possíveis clientes, através do Get In ele também poderá:
- Diminuir a taxa de desistência dos clientes;
- Diminuir os custos da casa;
- Aumentar o lucro do estabelecimento;
- Melhorar a organização do fluxo do seu bar ou restaurante.
Então, se o seu restaurante tem enfrentado dificuldades para gerir as longas filas que ficam na frente do seu estabelecimento, ou se então, as reservas por WhatsApp e ligações telefônicas já não estão dando mais conta da sua demanda, você precisa conhecer o Get In.