As reservas em bares e restaurantes por ligações telefônicas já ficaram no passado. Agora, é preciso que você deixe as longas e desorganizadas filas à frente do seu restaurante, também para trás. E para isso acontecer, existem soluções tecnológicas como o Get In, que neste artigo falaremos sobre suas funcionalidades.
Hoje, no mercado de food service, já existem plataformas de gestão de filas e reservas que oferecem ao seu restaurante aquilo que você precisa: praticidade e eficiência, sem dores de cabeça. Vamos entender melhor?
Como funciona os aplicativos de reserva de restaurantes?
Essas plataformas surgiram no Brasil com o intuito de facilitar tanto a jornada do cliente, quanto a dos funcionários do restaurante. Elas funcionam da seguinte forma: o usuário primeiro precisa baixar o app em seu dispositivo móvel, após isso ao abrir a interface principal, ele encontrará diversos restaurantes disponíveis – tal como funcionam os apps de delivery – e poderá então selecionar aquele que mais chama sua atenção.
Após clicar no botão de reservar agora, basta preencher os dados e pronto, a mesa estará reservada para o usuário de forma gratuita.
O Get In, por exemplo, está totalmente integrado com um sistema disponibilizado aos restaurantes, então, se de um lado (cliente) basta pegar o celular e em poucos minutos reservar a sua mesa, do outro (restaurante) basta visualizar as reservas recebidas – através de qualquer dispositivo com acesso à internet – para que esteja ciente da capacidade e gestão do salão.
A plataforma também deixa as ligações telefônicas desnecessárias no passado, uma vez que toda a comunicação ocorre via app, SMS, e-mail e até mesmo WhatsApp caso necessário – existe uma opção dentro da aba de gestão de reservas que permite contato direto por esse canal de comunicação.
Como funciona o Get In e quais suas vantagens?
O Get In possui um sistema online (Website e App) totalmente autodidata. Ou seja, ela é capaz de solucionar a desorganização gerada pelas extensas filas presenciais ou por aquelas reservas realizadas manualmente que acabam, muitas vezes, gerando em frustração e até mesmo desistência por parte dos clientes.
Além disso, ainda existe a vantagem de não apenas pensar em ser um sistema de reserva, mas também em ser uma plataforma completa para um pessoa que gerencia um restaurante coordenar diversas tarefas.
Quais as vantagens do Get In?
Basicamente, o Get In disponibiliza uma ferramenta ao seu restaurante que o permitirá:
- Equipe especializada para te auxiliar do treinamento até otimização de perfomance. 100% humanizado;
- Tenha autonomia para criar bloqueios e criar disponibilidades específicas para datas especiais. Exemplo: terá um recesso no final do ano? Em poucos cliques você consegue bloquear seu restaurante ou terá uma quantidade maior de reservas por conta da Copa do Mundo, com a funcionalidade Data Especiais você ajusta o seu salão da forma que preferir;
- Cardápios individualizados para grupos de restaurantes. Autonomia para preços regionais para grandes redes;
- Trava para overbooking de reservas offline;
- Insights gráficos para facil compreensão da performance do seu restaurante;
- Captação de Novos Clientes onde seu restaurante divulgado no maior app de reserva de restaurantes sem a necessidade de oferecer um beneficio ao cliente. Isso é opcional e flexivel de acordo com os interesses de cada unidade;
- Ações em conjunto com a BEES com benefícios especiais para clientes Get In;
- Parcerias exclusivas.
Quais as vantagens em usar os aplicativos de reserva de restaurantes?
Esse tipo de gestão de reservas é uma tendência no Brasil, mas uma realidade em países como Estados Unidos e Reino Unido. Utilizar aplicativos e sites que oferecem esse tipo de serviço, permite ao restaurante uma melhor organização de fluxo e de salão, diminui as super filas na entrada da casa, assim como a desistência de possíveis clientes por superlotação e consequentemente pode aumentar suas vendas.
Listamos abaixo 5 dicas de como aumentar as vendas do seu restaurante utilizando app para gestão de reservas:
1 - Faça bom uso do CRM
Para que a reserva do cliente seja criada através do site ou app de reservas, ele deverá inevitavelmente preencher alguns dados básicos de contato, como e-mail, nome e telefone. Sendo assim essas informações, é claro seguindo as normas do LGPD, podem ser utilizadas posteriormente para que sejam construídos mais pontos de conexão com o cliente, através de cupons de desconto, alerta de novidades e o que mais o restaurante desejar.
2 - Estude os dados operacionais
A partir da análise de comportamento de seus clientes, a respeito de horários preferidos para reservas, tempo de duração de permanência em uma mesa, frequência de realização de reservas e outras informações que a plataforma possibilita, é possível realizar alterações no funcionamento de seu restaurante a fim de aumentar suas vendas.
3 - Crie um bom perfil do seu restaurante no app
Tão importante quanto a imagem construída na rede social do seu Instagram ou app de delivery, um bom perfil em aplicativos de reservas de restaurantes é imprescindível.
Por lá, existem centenas de milhares de usuários procurando a melhor opção de restaurantes para o final de semana, para uma ocasião ou simplesmente para um almoço de rotina. Então, um possível cliente não perderá muito tempo pesquisando em outros canais a respeito de seu restaurante buscando mais informações caso você não coloque no perfil do app.
Uma boa descrição a respeito dos serviços oferecidos, com fotos do ambiente e de pratos definitivamente destacam o seu restaurante frente a outros e consequentemente aumentam sua taxa de reservas.
4 - Divulgue a possibilidade de reserva
Ainda que seja uma tendência do mercado, muitas pessoas não sabem que podem reservar uma mesa de restaurante através do seu celular, e ainda sem custo nenhum. Por este motivo, o simples fato de você compartilhar nas redes sociais do seu restaurante que aceita reservas, é um diferencial e um ótimo call to action.
5 - Alinhe os horários das reservas conforme as necessidades da casa
Os clientes definitivamente não gostam de perder tempo com filas. Por mais que ainda exista aquele tipo de pensamento por parte dos donos de restaurantes de que longas filas representam sucesso, aos olhos dos clientes elas podem significar má organização e gestão.
Por isso, é importante que você permita aos usuários e possíveis clientes a possibilidade de reserva no horário que desejarem, mas é claro que também há de considerar as necessidades da casa quanto ao seu fluxo diário.
Conclusão
A plataforma conta com mais de 300 mil usuários ativos no app, ou seja, o seu restaurante além de passar a ser exibido para essa enorme quantidade de possíveis clientes, através do Get In ele também poderá:
– Diminuir a taxa de desistência dos clientes;
– Diminuir os custos da casa;
– Aumentar o ticket médio;
– Melhorar o fluxo;
Então, se o seu restaurante tem enfrentado dificuldades para gerir as longas filas que ficam na frente do seu estabelecimento, ou se então, as reservas por WhatsApp e ligações telefônicas já não estão dando mais conta da sua demanda, você precisa conhecer o Get In
Get In
O Get In oferece aos clientes diferentes soluções de gestão de reservas que atendam às suas necessidades. Nosso principal objetivo é capacitar os donos de restaurantes a gerenciar suas reservas e gerar mais receita com a ajuda das melhores funcionalidades. Entre no nosso site e fale com um dos nossos atendentes.