Como uma pessoa que gerencia um restaurante, você sabe que a primeira impressão é tudo. Não importa se os clientes em potencial estão passando pelo seu restaurante em busca de um local delicioso para jantar ou examinando as opções de delivery em seu site ou um aplicativo de terceiros, você precisa chamar a atenção deles rapidamente.
Seu cardápio é sua primeira oportunidade de impressionar os clientes, considerando que grande parte dos clientes olham o cardápio de um restaurante antes de escolher comer lá. Um menu de dar água na boca ajuda seu restaurante a se destacar entre os concorrentes, atrair novos negócios e incentivar os clientes anteriores a voltar mais.
Neste artigo, reunimos 6 dicas sobre como criar um menu de restaurante convidativo que atenda a todos, inspirando-se em exemplos de menu de restaurante que vão além para satisfazer os desejos dos clientes e aumentar os lucros. 6
Ter fotografias de dar água na boca como o Mamma Jamma (Rio de Janeiro)
Uma foto em alta definição de uma salada vibrante com ingredientes frescos ou queijo derretendo sobre batatas fritas não apenas faz seu estômago roncar – na verdade, pode aumentar seu volume de saída. A fotografia de um prato no cardápio deve usar cores vivas e uma visão panorâmica para mostrar seus pratos exclusivos.
Por isso, otimize o design do seu cardápio com fotos atraentes do prato servido. A apresentação, a iluminação e os ângulos são considerações importantes, mas a consistência e a autenticidade também são importantes. Seus clientes devem ver um prato no cardápio e receber a mesma apresentação e qualidade na vida real sempre que fizerem um pedido.
Tenha uma descrição deliciosa do prato como o Mocotó (São Paulo)
A fotografia apetitosa é uma ótima maneira de aprimorar o menu do seu restaurante, mas você não deve parar por aí. Seus pratos contam uma história. Forneça aos clientes informações sobre os ingredientes, a preparação e o sabor saboroso de sua comida com descrições detalhadas que respondem às perguntas que eles podem ter feito ao garçom ao fazer a refeição pessoalmente.
Observe como o prato é preparado e compartilhe sua popularidade, origem ou sabor único com adjetivos descritivos e verbos divertidos. Embora seja fácil se empolgar falando sobre comida, lembre-se de manter suas descrições curtas para evitar sobrecarga de informações.
O Mocotó, em São Paulo, as descrições dos alimentos são curtas e doces – mas ainda assim criativas.
Crie um cardápio lembrando da sua marca como o Studio Pub (Belém)
Comer, preparar e reunir comida tem muito a ver com quem somos e com o que nos importamos. Mostre aos clientes suas verdadeiras cores com um cardápio voltado para a missão que destaca seus valores fundamentais e objetivos de marca.
Por exemplo, o restaurante Studio Bar, em Belém, oferece uma ampla variedade de pratos deliciosos, ao mesmo tempo em que inclui sutilmente o amor pelo Rock em seu cardápio.
Experimente a engenharia de menu e preços como o Vini Figueira (Salvador)
Qual o próximo ingrediente na construção do cardápio perfeito? Analisar a lucratividade e a popularidade de seus itens de menu e, em seguida, ajustar para atender às necessidades dos clientes. Não é mesmo? Foi isso que o Vini Figueira percebeu.
Comece detalhando o custo de cada um de seus pratos , ingrediente por ingrediente, para determinar suas despesas. Em seguida, categorize os itens do menu por níveis de lucro e popularidade para entender o que você deve remover do menu ou dar atenção extra – dessa forma, você pode maximizar os lucros e estocar sua cozinha de acordo.
Promova seus pratos nas redes sociais como o Pope (Rio de Janeiro)
Há uma razão pela qual #food é uma das 50 hashtags mais usadas no Instagram. Isso porque, as pessoas adoram ver e compartilhar fotos e vídeos saborosos, por este motivo é importante que seu restaurante seja preparado com uma forte presença nas redes sociais.
O Pope, localizado no Rio de Janeiro faz um excelente trabalho com isso, com fotografias de menu vibrantes e legendas sugestivas que deixam os clientes pensando: “Preciso experimentar isso”. Crie uma voz de marca e um design visual consistente em seu site e nos canais de mídia social, para que os clientes saibam o que esperar de você.
Fortaleça o menu do seu site e dos pedidos online como o Fazenda Churrascada (São Paulo)
Agora, mais do que nunca, o menu do seu restaurante online precisa acomodar os clientes com um site amigável e uma plataforma de pedidos online.
O menu do Fazenda Churrascada é organizado de acordo com suas ofertas exclusivas: petiscos, combos, promoções e muito mais.
Conclusão
Qual o ingrediente principal na construção do cardápio perfeito para cada cliente? Buscando seu feedback e observando as tendências à medida que seus desejos mudam inevitavelmente.
O cardápio de um restaurante é um dos pilares centrais da experiência do cliente e é a ferramenta de vendas mais importante do seu restaurante. Seja impresso, online ou em um menu acima do balcão, um menu bem pensado pode aumentar sua lucratividade e, ao mesmo tempo, aprimorar a experiência do cliente.