É fácil perder o sono sobre o resultado final do seu negócio de restaurantes. Não é fácil reduzir os custos de alimentos e os custos de mão-de-obra, mantendo margens lucrativas, não é mesmo?
No entanto, existem certas medidas estratégicas que você pode tomar para aumentar as vendas em seu negócio de restaurantes e expandir um negócio de restaurantes.
Então, como você pode aumentar as margens de lucro no seu restaurante? Para ajudar a fazer com que seus lucros cresçam, separamos dicas essenciais para melhorar as vendas em seu restaurante e desfrutar de melhores retornos em 2024.
Melhore o cardápio do restaurante
Você está montando uma mistura de aperitivos, pratos principais e sobremesas no seu cardápio? Se sim, pode ser hora de repensar. Se os itens do seu menu não estão funcionando como antes, não importa o quão deliciosos eles sejam.
A solução pode ser tão simples quanto renomear um item clássico no seu menu. Ou colocando seus itens de margem mais alta no topo da primeira página do seu menu em um local onde os clientes os verão assim que começarem a ler seu menu e estarão mais propensos a pedir esses pratos.
Para você preparar um cardápio incrível, já separamos ótimas maneiras, o passo a passo e exemplos de como aumentar as vendas a partir do cardápio.
Tenha presença nas mídias sociais
Ao fazer marketing para um restaurante, as mídias sociais podem ser uma maneira eficaz de se envolver com clientes em potencial, que provavelmente estarão ativos nas mídias sociais. Isso significa que você também deve ser ativo nas mídias sociais.
Bares e restaurantes que têm uma presença forte e consistente nas mídias sociais provavelmente superarão seus concorrentes que não estão nas mídias sociais devido à conscientização e ao engajamento que as mídias sociais podem fornecer. Por isso, pode ser crucial para o seu negócio de restaurantes se envolver ativamente com potenciais clientes nas mídias sociais.
Lembre de sempre atualizar o perfil no Instagram e TikTok, e claro que também o Google Meu Negócio, que é um local onde sempre os clientes acham os restaurantes. Considere olhar essas dicas que separamos para quem busca melhoras as redes sociais do seu restaurante.
Acabe com as filas e esperas na porta do seu restaurante
Uma das coisas que os clientes mais prezam ao escolher um restaurante, será a experiência. Portanto, escolha sempre otimizar e melhorar a experiência do seu cliente, do momento em que ele lhe procura – por exemplo, nas redes sociais – até o pagamento da conta da mesa.
E claro, que para as pessoas que moram em cidades maiores, já possa ter convivido com filas. Tanto pela fama do restaurante quanto por uma data comemorativa. Por isso, para quem gerencia uma casa que possua essas características, é importante ter um sistema de gestão de filas e reservas.
O Get In, por exemplo, é o sistema de filas e gestão mais procurados no Brasil, sendo utilizado pelo Madero e Coco Bambu, por exemplo. Mas nem se preocupe, que ele foi pensado do restaurante que possua franquia até o bistrô ou hamburgueria famosa no bairro. Vale a pena entender se vai se encaixar com o seu bar ou restaurante.
Construa relacionamentos com clientes
Transformar visitantes de primeira viagem em clientes fiéis é a melhor receita para o sucesso. Treine sua equipe para fornecer um serviço excepcional e criar experiências memoráveis.
Incentive sua equipe a se envolver com os clientes, lembrar suas preferências e fazer recomendações personalizadas. Ao construir relacionamentos fortes, você terá clientes voltando uma e outra vez, trazendo seus amigos e familiares.
Eventos especiais e promoções
Adicione um pouco de entusiasmo às vendas do seu restaurante organizando eventos e promoções especiais. Seja uma noite temática, especiais de happy hour ou menus temáticos de férias, essas iniciativas criam expectativas e atraem novos clientes.
Não se esqueça de aproveitar o comércio social, as parcerias locais e o marketing por e-mail para espalhar a palavra e atrair os entusiastas da comida para se entregar às suas delícias culinárias.
Crie um programa de fidelidade
Você quer incentivar seus clientes felizes a retornar ao seu restaurante, certo? Portanto, considere incentivá-los a fazer exatamente isso. Há muitas maneiras de incentivar os clientes a continuarem voltando ao seu restaurante. O tipo e o tamanho do incentivo que você oferece dependerão de suas preferências pessoais, do seu orçamento, do tipo de restaurante que você opera e das suas preferências pessoais.
Para restaurantes casuais, você pode optar por usar cupons. Restaurantes de ponta podem usar e-mail, programas orientados por aplicativos ou cartões de furto. Seja qual for a opção que você escolher, o mais importante é facilitar o processo para os clientes, para que eles se sintam encorajados a usar seu programa de fidelidade.
Para aumentar suas vendas, os impulsionadores de receita acima para um restaurante podem ajudar a melhorar as vendas na entressafra, na alta temporada e durante todo o ano.
Aumente sua velocidade de serviço
É bem sabido que quanto mais mesas você puder virar por hora, mais vendas você fará e mais lucro sua empresa receberá. Dê à sua equipe as ferramentas para melhorar sua eficiência de trabalho e sua velocidade de serviço.
Por exemplo, um sistema móvel de ponto de venda (POS) permitirá que sua equipe de espera envie pedidos diretamente para a cozinha a partir do PDV. Eles não precisam se apressar para um terminal estacionário que está preso com outros servidores.
Implementar estratégias dinâmicas de preços
Utilize técnicas de gerenciamento de vendas, como preços dinâmicos, para otimizar a receita durante diferentes horários e estações. Uma ótima maneira de fazer isso é oferecer promoções de happy hour, promoções na hora do almoço ou descontos para madrugadores para atrair clientes durante períodos mais lentos.
Ajuste os preços com base na demanda, eventos ou horário de pico para maximizar a lucratividade sem comprometer a qualidade.
Você pode tentar experimentar experimentos de preços por tempo limitado, como “vendas instantâneas” ou “garantias de correspondência de preço”, para criar um senso de urgência e impulsionar as vendas.
Use métricas de vendas para tomada de decisão orientada a dados
O gerenciamento eficaz de vendas depende de dados. A implementação de um sistema robusto de métricas de vendas permite que você acompanhe os principais indicadores de desempenho, como valor médio da transação, custo de aquisição do cliente, valor da vida útil do cliente e taxas de retenção de clientes.
Com esses insights, você pode tomar decisões informadas para ajustar suas estratégias de vendas e impulsionar o crescimento da receita.
Aqui no Blog, já mostramos a importância de criar ações em pró do restaurante com os dados fornecidos pelos clientes.
Tenha Get In no seu restaurante em 2024 e aumente os seus lucros
Quando o assunto é tecnologia e inovação, Get In está presente. Isso porque as nossas soluções são pensadas em facilitar não só a vida dos donos de bares e restaurantes, mas também dos clientes com um sistema de gerenciamento de filas e reservas.
A plataforma conta com mais de 400 mil usuários ativos no aplicativo, ou seja, o seu restaurante além de passar a ser exibido para essa enorme quantidade de possíveis clientes, através do Get In ele também poderá:
- Diminuir a taxa de desistência dos clientes;
- Diminuir os custos da casa;
- Aumentar o lucro do estabelecimento;
- Melhorar a organização do fluxo do seu bar ou restaurante.
Então, se o seu restaurante tem enfrentado dificuldades para gerir as longas filas que ficam na frente do seu estabelecimento, ou se então, as reservas por WhatsApp e ligações telefônicas já não estão dando mais conta da sua demanda, você precisa conhecer o Get In.
Entre no nosso site e fale com um dos nossos atendentes e tenha Get In no seu bar ou restaurante igual a tantas casas espalhadas em todo o Brasil.