Existem diversos campos a serem explorados e analisados quando falamos a respeito de gestão de restaurantes. Muitas vezes encontramos cenários em que há dificuldade para identificar quais áreas realmente necessitam de maior investimento e atenção, a fim de aumentar o volume de vendas no final do mês. Uma das ferramentas de gestão que tem ganhado muita força no Brasil nos últimos anos são os aplicativos de reserva de restaurantes, como o Get In.
Como funciona os aplicativos de reserva de restaurantes?
Essas plataformas surgiram no Brasil com o intuito de facilitar tanto a jornada do cliente, quanto a dos funcionários do restaurante. Elas funcionam da seguinte forma: o usuário primeiro precisa baixar o app em seu dispositivo móvel, após isso ao abrir a interface principal, ele encontrará diversos restaurantes disponíveis – tal como funcionam os apps de delivery – e poderá então selecionar aquele que mais chama sua atenção.
Após clicar no botão de reservar agora, basta preencher os dados e pronto, a mesa estará reservada para o usuário de forma gratuita.
O app em questão está totalmente integrado com um sistema disponibilizado aos restaurantes, então, se de um lado (cliente) basta pegar o celular e em poucos minutos reservar a sua mesa, do outro (restaurante) basta visualizar as reservas recebidas – através de qualquer dispositivo com acesso à internet – para que esteja ciente da capacidade e gestão do salão.
A plataforma também deixa as ligações telefônicas desnecessárias no passado, uma vez que toda a comunicação ocorre via app, SMS, e-mail e até mesmo WhatsApp caso necessário – existe uma opção dentro da aba de gestão de reservas que permite contato direto por esse canal de comunicação.
Quais as vantagens em usar os aplicativos de reserva de restaurantes?
Esse tipo de gestão de reservas é uma tendência no Brasil, mas uma realidade em países como Estados Unidos e Reino Unido. Utilizar aplicativos e sites que oferecem esse tipo de serviço, permite ao restaurante uma melhor organização de fluxo e de salão, diminui as super filas na entrada da casa, assim como a desistência de possíveis clientes por superlotação e consequentemente pode aumentar suas vendas.
Listamos abaixo 5 dicas de como aumentar as vendas do seu restaurante utilizando app para gestão de reservas:
1 - Faça bom uso do CRM
Para que a reserva do cliente seja criada através do site ou app de reservas, ele deverá inevitavelmente preencher alguns dados básicos de contato, como e-mail, nome e telefone. Sendo assim essas informações, é claro seguindo as normas do LGPD, podem ser utilizadas posteriormente para que sejam construídos mais pontos de conexão com o cliente, através de cupons de desconto, alerta de novidades e o que mais o restaurante desejar.
2 - Estude os dados operacionais
A partir da análise de comportamento de seus clientes, a respeito de horários preferidos para reservas, tempo de duração de permanência em uma mesa, frequência de realização de reservas e outras informações que a plataforma possibilita, é possível realizar alterações no funcionamento de seu restaurante a fim de aumentar suas vendas.
3 - Crie um bom perfil do seu restaurante no app
Tão importante quanto a imagem construída na rede social do seu Instagram ou app de delivery, um bom perfil em aplicativos de reservas de restaurantes é imprescindível.
Por lá, existem centenas de milhares de usuários procurando a melhor opção de restaurantes para o final de semana, para uma ocasião ou simplesmente para um almoço de rotina. Então, um possível cliente não perderá muito tempo pesquisando em outros canais a respeito de seu restaurante buscando mais informações caso você não coloque no perfil do app.
Uma boa descrição a respeito dos serviços oferecidos, com fotos do ambiente e de pratos definitivamente destacam o seu restaurante frente a outros e consequentemente aumentam sua taxa de reservas.
4 - Divulgue a possibilidade de reserva
Ainda que seja uma tendência do mercado, muitas pessoas não sabem que podem reservar uma mesa de restaurante através do seu celular, e ainda sem custo nenhum. Por este motivo, o simples fato de você compartilhar nas redes sociais do seu restaurante que aceita reservas, é um diferencial e um ótimo call to action.
5 - Alinhe os horários das reservas conforme as necessidades da casa
Os clientes definitivamente não gostam de perder tempo com filas. Por mais que ainda exista aquele tipo de pensamento por parte dos donos de restaurantes de que longas filas representam sucesso, aos olhos dos clientes elas podem significar má organização e gestão.
Por isso, é importante que você permita aos usuários e possíveis clientes a possibilidade de reserva no horário que desejarem, mas é claro que também há de considerar as necessidades da casa quanto ao seu fluxo diário.
Get In
O Get In oferece aos clientes diferentes soluções de gestão de reservas que atendam às suas necessidades. Nosso principal objetivo é capacitar os donos de restaurantes a gerenciar suas reservas e gerar mais receita com a ajuda das melhores funcionalidades. Entre no nosso site e fale com um dos nossos atendentes.