Os restaurantes têm muito a ganhar aceitando reservas de mesas. No entanto, eles também têm muito a perder se não forem cuidadosos ao implementar um sistema de reservas.
Neste artigo, vamos explicar os prós e contras de fazer reservas e mostraremos como você pode colher os maiores benefícios e, ao mesmo tempo, incorrer nos menores custos para o seu negócio.
Vamos começar com os prós e depois passar para os contras de fazer reservas no seu bar ou restaurante antes de entregar um veredicto final.
Quais são as prós de fazer reservas de mesa?
Fazer reservas pode ajudá-lo a recuperar o controle do serviço de refeições em seu restaurante. Ele permite que você estabilize o fluxo de convidados e colete mais receita a cada dia de trabalho.
Também proporciona uma melhor experiência ao hóspede, porque os hóspedes podem ter certeza de que serão sentados e servidos a tempo.
Vamos dar uma olhada mais de perto nos benefícios.
Maior potencial de vendas
Não aceitar reservas pode tornar seu horário comercial um pouco caótico e desestruturado.
A razão para isso é que os hóspedes em potencial geralmente querem fazer suas refeições aproximadamente ao mesmo tempo, criando um horário comercial ocupado e lento.
Sem ordem para a noite (sem reservas), você poderia estar olhando para um refeitório deserto em um ponto da noite e recusando os convidados no próximo.
Em outras palavras, você pode estar recusando as vendas porque não consegue acomodar seus clientes. Mas com um sistema de reservas em vigor, esse problema será amplamente mitigado.
Isso porque, quando as pessoas ligam ou verificam suas mesas disponíveis on-line antes de entrar, elas têm a chance de escolher outro horário se o refeitório estiver reservado durante o horário de pico.
Isso permite que você aumente as vendas porque os convidados que teriam sido recusados agora podem ser sentados e servidos.
E a certeza adicional de ter uma mesa segura também pode incentivar mais pessoas a vir ao seu restaurante, dando outro impulso às suas vendas.
Dessa forma, as reservas estão intimamente correlacionadas com as vendas, o que é um dos argumentos mais convincentes para ter um sistema de reservas em vigor.
Melhor gestão da equipe
Imagine isso: é um início de tarde lento, e seus garçons e funcionários da cozinha estão fazendo suas funções como de costume.
De repente, um grupo de doze pessoas entra no restaurante e deseja se sentar.
Você tem as mesas para acomodá-los, mas, como é início da tarde, você está trabalhando com uma equipe menor.
Se você sentar neste grupo, terá boas vendas, mas não poderá fornecer seu melhor atendimento ao cliente, o que significa que seus convidados não terão a melhor experiência e provavelmente terão uma gorjeta ruim.
A gerência é culpada aqui porque não conseguiu prever e se preparar adequadamente para o aumento repentino no tráfego.
Esse resultado poderia ter sido evitado? Sim, se o grupo tivesse conseguido reservar antes de sua chegada.
Nesse caso, a gerência teria visto que sua agenda inclui um grande grupo chegando em uma hora geralmente lenta e fez algo a respeito.
Por exemplo, eles poderiam ter modificado o cronograma da equipe para fornecer à equipe de trabalho alguma ajuda para servir o grupo.
Mas dar a você a capacidade de lidar com essas circunstâncias incomuns não é a única maneira de fazer reservas que pode ajudá-lo no gerenciamento da equipe.
Se você estiver usando um sistema de reservas on-line, como o Get In, também pode aproveitar seus recursos de relatórios e obter uma visão geral dos horários mais movimentados em seu bar ou restaurante.
Dessa forma, você pode planejar com antecedência para cada turno e nunca experimentar falta ou excesso de pessoal, porque poderá prever o tráfego de hóspedes em diferentes momentos do dia.
Garantir uma equipe adequada é uma responsabilidade fundamental de todo proprietário e gerente de restaurante.
Fazer reservas é a sua maneira de assumir o controle do gerenciamento de pessoal e garantir o melhor atendimento possível ao cliente e condições de trabalho.
Mais controle sobre os tempos de espera
A grande coisa sobre as reservas é que elas fornecem informações precisas sobre quando um cliente chegará.
Trabalhando com esse dado e considerando as especificidades do seu menu, ambiente e conceito de restaurante, você também pode prever quando eles sairão.
Isso ajuda você a atender melhor todos os seus clientes, porque você pode reduzir significativamente os tempos de espera, um dos maiores obstáculos para a experiência agradável de um hóspede em seu restaurante.
As pessoas tendem a se importar em ter que esperar que uma mesa se abra, e se essa espera se esticar, elas não pensarão duas vezes em sair e ir para um restaurante diferente.
Nesse ponto, você já está perdendo receita, mas também está arriscando perder esse cliente para sempre, porque a experiência deles com você não foi o que eles esperavam.
No entanto, com um sistema de reservas em vigor, você pode garantir que um hóspede estará sentado a tempo.
E como você sabe por experiência quanto tempo leva uma visita ao seu restaurante, você também pode prever quando eles terminarão para que você possa sentar o próximo convidado e assim por diante durante toda a noite.
Lembre-se, os tempos de espera são um dos maiores perigos quando você quer oferecer a experiência gastronômica perfeita. Use um sistema de reservas para assumir o controle e mitigar esse risco o máximo possível.
Quais são os contras de fazer reservas?
Depois de examinar os prós de fazer reservas, vamos ver quais são os contras.
Isso tem principalmente a ver com a exclusão de um segmento do seu público que não gosta de reservar com antecedência e arriscar mesas vazias por causa de pessoas que reservam mesas, mas nunca aparecem.
Mas vamos começar mencionando os clientes que evitam fazer reservas.
Perder alguns clientes
Os restaurantes atendem a um público diversificado, não é mesmo?
Alguns clientes sempre reservam com antecedência para garantir que tenham uma mesa, enquanto outros preferem um pouco de espontaneidade e evitarão bares ou restaurantes que exigem esse tipo de planejamento com antecedência.
Isso significa que exigir uma reserva para o seu restaurante pode fazer com que você exclua alguns clientes em potencial que não têm o hábito de reservar mesas para suas visitas a restaurantes.
Esta pode ser uma situação sensível porque os hóspedes que não estão cientes da sua política de reservas podem chegar e se sentir desapontados ou mesmo frustrados quando são recusados na porta.
E é sempre uma boa ideia ficar do lado bom dos seus clientes.
É por isso que é uma prática inteligente exibir uma mensagem de que você não aceita walk-ins com destaque no seu site.
Possibilidade de overbooking (cancelamentos)
O gerenciamento de reservas é mais complexo do que pode parecer à primeira vista. Seu refeitório é sempre o mesmo, mas as reservas mudam de hora para hora e em intervalos menores.
A menos que você tenha um gerente de reservas dedicado, seus funcionários ocupados correm o risco de reservar mesas duplas ou calcular mal quanto tempo leva um hóspede para desocupar a mesa para que ela possa ser preparada para a próxima lanchonete.
Por que isso é um problema?
Pelas mesmas razões que discutimos na última seção. Os clientes que chegam não ficarão felizes em fazer sua reserva apenas para descobrir que você não pode sentá-los (ainda).
Risco de não aparecimento
Esta é provavelmente a maior desvantagem de oferecer reservas no seu restaurante. Às vezes, os clientes reservam uma mesa e depois deixam de aparecer por qualquer motivo.
Na esperança de que o cliente ainda apareça, você não poderá oferecer a mesa a outro convidado. Se eles não o fizerem, você não poderá virar a mesa, e a receita para esse intervalo de tempo será perdida.
Outra ideia é exigir uma taxa como parte do processo de reserva de mesa. Isso permitirá que você colete alguma receita, mesmo que o convidado não apareça.
No entanto, esse método pode afastar alguns clientes para a criação de uma reserva em primeiro lugar, então tome cuidado.
Por exemplo, exija um depósito apenas para grandes grupos que representam o maior risco financeiro no que diz respeito a não comparência.
E isso conclui nossa discussão sobre as maiores desvantagens de fazer reservas.
Você deve fazer reservas no seu restaurante?
Até agora, deve ser óbvio que os prós superam em muito os contras e que fazer reservas no seu restaurante é definitivamente uma decisão de negócio inteligente.
Fazer reservas permite que você aumente seu negócio gradualmente, porque você pode prever e controlar com precisão o fluxo de hóspedes todas as noites e organizar seu negócio de uma maneira que permita capturar a maior receita enquanto oferece o melhor serviço.
Claro, há algumas desvantagens a ter em mente aqui, mas cada uma delas é gerenciável com um bom sistema de reservas em vigor.
Por exemplo, nosso próprio sistema de reservas, Get In, foi construído com problemas de gerenciamento de reservas em mente e tem recursos que ajudarão você a combatê-los, como:
- Diminuir a taxa de desistência dos clientes;
- Diminuir os custos da casa;
- Aumentar o lucro do estabelecimento;
- Melhorar a organização do fluxo do seu bar ou restaurante.
O melhor de tudo é que esse tipo de ferramenta é fácil de usar (para os clientes e funcionários do restaurante).
Conclusão
Como qualquer outro sistema de negócios, as reservas têm seus prós e contras.
Os prós giram em torno de ganhos financeiros e facilitação de gerenciamento, enquanto os contras estão focados em questões que surgem por causa do erro humano e das preferências dos hóspedes.
A principal conclusão deste artigo é que as reservas de restaurantes existem há muito tempo, e a tecnologia moderna e os proprietários inteligentes encontraram maneiras de contornar todas as desvantagens que você possa imaginar.