Graças aos rigorosos padrões e regulamentos da indústria, é justo dizer que os bares e restaurantes estão entre os espaços públicos mais limpos regularmente. Mas agora mais do que nunca, é vital que os proprietários de restaurantes estejam atentos. E usar uma lista de verificação de limpeza de restaurantes é uma ótima maneira de começar.
Do uso de máscara à lavagem das mãos, à higienização de superfície e limpeza profunda. Especialmente quando você está lidando com vários espaços de alto tráfego, cada um exigindo seu próprio conjunto de protocolos de limpeza, do bar ao banheiro e da sala de jantar à cozinha, uma lista é extremamente útil para manter tudo correto.
Nossa lista de verificação de cronograma de limpeza de restaurantes inclui uma lista de verificação diária de limpeza de restaurantes, uma lista de verificação semanal de limpeza de restaurantes e uma lista de verificação mensal de limpeza de restaurantes para cada área do seu estabelecimento.
Dê uma olhada na lista de verificação do Get In e tudo bem fazer mudanças para atender às necessidades do seu restaurante e, em seguida, treine sua equipe para seguir sua lista de limpeza. Todo o seu restaurante permanecerá impecável, ajudando a manter sua equipe e clientes mais seguros e protegendo seus resultados.
Lista de verificação de limpeza de restaurante
Todos sabemos que o sabor dos pratos e o ambiente é um dos fatores mais levados em consideração pelos clientes, não é mesmo?
Este fator foi identificado a partir de uma pesquisa realizada pelo Sebrae com apoio da Abrasel (Associação de Bares e Restaurantes). Mais de 6 mil pessoas foram entrevistadas e o resultado mostrou que a limpeza e a higiene nas instalações (32,4%), a cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes (17%) e o ambiente do estabelecimento (12,4%) são os fatores mais preponderantes.
Mas vamos para a nossa lista?
Lista de verificação de limpeza da frente da casa
Sua frente de casa é a primeira impressão que os clientes terão ao chegar ao seu restaurante e precisa ser uma atmosfera que os faça se sentir confortáveis durante toda a sua experiência gastronômica, especialmente nos dias de hoje.
É aqui que a aparência é tudo. Certifique-se de que seus clientes possam ver que você aumentou a limpeza.
Suprimentos de limpeza necessários:
Limpadores de spray de superfície e vidro.
Solução desinfetante.
Panos limpos.
Vassoura.
Esfregão e balde de água quente e sabão.
Limpador de banheiro e escova de vaso sanitário.
Suprimentos de papel, como papel higiênico, toalhas de papel e guardanapos.
Diariamente
Durante o Turno:
Pulverize e limpe superfícies de alto tráfego, como maçanetas, grades, assentos e tampos de mesa, quantas vezes forem necessárias. Durante uma crise de saúde, peça a um membro da equipe que faça isso com muito mais frequência do que o habitual.
Durante uma crise de saúde, também vale a pena considerar remover quaisquer condimentos comuns que geralmente vivem em mesas, como garrafas de ketchup, e fornecê-los apenas quando solicitado. Contudo, lembre de limpá-los após cada uso.
Limpe as janelas e as portas de vidro para que estejam livres de manchas e estrias.
Verifique se cada mesa tem uma configuração limpa e totalmente abasteida.
Verifique periodicamente os banheiros para a limpeza.
Ao fechar o bar ou restaurante:
Prepare talheres e guardanapos para o próximo turno.
Pulverize e limpe os menus.
Pulverize e limpe todas as mesas.
Limpe e higienize completamente as superfícies do banheiro.
Varrer e esfregar o chão.
Aspire quaisquer migalhas.
Semanalmente
Uma vez por semana:
Aspire áreas de difícil acesso.
Limpe todos os acessórios e superfícies secundárias.
Pulverize e limpe todas as superfícies de vidro e espelhos.
Higienize e esfregue os banheiros.
Cuide de quaisquer plantas vivas.
Mensal
Uma vez por mês:
Verifique se há danos em tapetes, cortinas, cadeiras e outros itens estofados.
Limpe profundamente os banheiros.
Teias de aranha a vácuo e ventiladores de teto de poeira.
Lista de verificação de limpeza de bar
O bar é uma área movimentada que está em plena exibição para os clientes. É importante mantê-lo limpo tanto para fins de segurança quanto para as aparências.
Suprimentos de limpeza necessários:
Limpadores de spray de superfície.
Vários trapos de bar limpos.
Solução desinfetante.
Sacos de lixo.
Vassoura.
Diariamente
Durante o turno:
Limpe a barra com muita frequência. Use solução desinfetante com frequência e troque seu pano de barra com mais frequência do que o habitual durante uma crise de saúde.
Passe os copos pela máquina de lavar louça.
Reabasteça descartáveis como guardanapos, agitadores e canudos.
Lixo vazio e lixeiras de reciclagem.
Ao fechar:
Bandejas de enfeite limpas e vazias.
Limpe as garrafas e acelere os poços.
Pistolas de refrigerante limpas.
Esvazie e higienize poços de gelo.
Remova os tapetes para limpeza.
Varrer o chão.
Semanalmente
Uma vez por semana:
Pulverize e limpe as superfícies dentro dos refrigeradores.
Limpe e limpe garrafas e prateleiras atrás do bar e quaisquer acessórios decorativos.
Limpe e lave as linhas do barril.
Limpe atrás de qualquer equipamento móvel.
Mensal
Uma vez por mês:
Verifique se há danos em tapetes, cortinas, cadeiras e outros itens estofados.
Teias de aranha a vácuo e ventiladores de teto de poeira.
Limpe profundamente o chão.
Luminárias de poeira, prateleiras de bar e quaisquer outras luminárias.
Lista de verificação de abertura e fechamento de restaurante
O início e o fim de um turno podem ser frenéticos. Use esta lista de verificação para preparar sua equipe da frente para o sucesso.
Lista de verificação de limpeza da parte de trás da casa
Os fundos da casa podem ficar bagunçados rapidamente à medida que a comida e os pratos sujos vêm e vão. É essencial para a segurança da equipe e dos hóspedes ficar por dentro das tarefas de limpeza da cozinha do restaurante.
Suprimentos de limpeza necessários:
Limpadores de spray de superfície e vidro.
Panos limpos.
Almofadas de lã de aço.
Solução desinfetante.
Limpador de aço inoxidável.
Detergente comercial para máquina de lavar louça.
Desengordurante.
Sabonete para as mãos.
Luvas de preparação de alimentos.
Vassoura.
Esfregão e balde de água quente e sabão.
Sacos de lixo.
Toalhas de papel.
Escova de cerdas rígidas.
Diariamente
Estação de preparação
Durante o turno:
Verifique se todas as superfícies estão limpas antes de iniciar a preparação dos alimentos.
Limpe e higienize as superfícies entre a preparação de diferentes alimentos.
Enrole e date tudo depois de ter sido colocado em um novo recipiente.
Transporte de ferramentas para o poço do prato, conforme necessário.
Ao fechar:
Limpe equipamentos e ferramentas e leve tábuas de corte, tigelas/recipientes, etc. para o poço do prato.
Limpe e higienize as superfícies de preparação de alimentos e polir todas as superfícies de aço inoxidável, incluindo fabricantes de gelo e unidades de refrigeração.
Remova os tapetes para limpeza.
Varrer e esfregar o chão.
Reabasteça dispensadores de sabão e papel toalha.
Coloque toalhas e lençóis sujos nas lixeiras apropriadas.
Quebre caixas de papelão para reciclagem.
Lixeiras vazias.
A Linha
Durante o turno:
Raspe as chapas e as grades entre os usos.
Limpe quaisquer grandes derramamentos ou respingos.
Verifique as temperaturas em unidades de retenção de alimentos quentes ou frios.
Higienize as superfícies depois de preparar quaisquer alimentos potencialmente perigosos.
Durante uma crise de saúde, aplique a higienização da superfície em determinados intervalos de tempo, como a cada hora ou meia hora.
Ao fechar:
Limpe as grades e as chapas e as bandejas de gotejamento vazias.
Filtre o óleo da fritadeira.
Esvazie e higienize quaisquer unidades de retenção de alimentos quentes ou frios.
Limpe equipamentos e ferramentas, e leve panelas/panelas, etc. para o poço do prato.
Desengordurar e higienizar todas as superfícies.
Remova os tapetes para limpeza.
Varrer e esfregar o chão.
Coloque toalhas e lençóis sujos nas lixeiras apropriadas.
Lixeiras vazias.
O poço do prato
Durante o turno:
Esvazie a máquina de lavar louça da corrida de ontem à noite.
Colete, lave e devolva equipamentos de preparação de alimentos durante as lacunas entre pratos e copos.
Esfregue o chão periodicamente para evitar escorregar.
Ao fechar:
Coloque todas as ferramentas, recipientes e equipamentos de cozinha do restaurante restantes na máquina de lavar louça e passe a noite.
Lave à mão qualquer equipamento que não possa ser passado pela máquina de lavar louça.
Limpe e higienize a estação de lavagem e as pias.
Levante os tapetes e passe pela máquina de lavar louça ou borrife com uma lavadora elétrica.
Varrer e esfregar.
Coloque toalhas e lençóis sujos nas lixeiras apropriadas.
Tire o lixo e recicle.
Semanalmente
Estação de preparação
Uma vez por semana:
Esvazie as prateleiras e limpe as superfícies dos refrigeradores walk-in e reach-in.
Dei-lo fora quaisquer ingredientes que não estejam mais frescos.
Cafeteiras de limão.
Verifique quaisquer armadilhas de prevenção de pragas que possam precisar de limpeza ou substituição.
Fornos
Uma vez por semana:
Substitua o óleo da fritadeira.
Limpe o interior e o exterior dos fornos e vaporizadores.
Limpe os protetores do ventilador e aberturas.
O poço do prato
Uma vez por semana:
Verifique se os drenos do chão e da pia estão limpos e fluindo.
Mensal
Estação de preparação
Uma vez por mês:
Totalmente vazio e profundamente limpo o walk-in.
Substitua as armadilhas de pragas e insetos, se necessário.
A Linha
Uma vez por mês:
Limpe profundamente o ventilador, as aberturas e os capuzes.
Lave o chão e as paredes.
Limpe e esvazie as caixas de gordura.
O poço do prato
Uma vez por mês:
Limpe profundamente o chão.
Limpe os drenos e remova qualquer bloqueio.
Agora que cobrimos as etapas necessárias para manter sua frente de casa, bar e parte de trás em ótima forma, vamos mergulhar em algumas das melhores práticas de limpeza de restaurantes que manterão todo o seu restaurante limpo.
Portanto, é fundamental estar em conformidade com os códigos de saúde locais e evitarão avaliações negativas de clientes ou multas de uma inspeção de saúde fracassada.
Inteligência artificial é praticamente o que parece: Inteligência que não aconteceu naturalmente.
Em vez disso, é criado por um humano para permitir que um computador imite o comportamento humano. A IA pode receber informações do mundo ao seu redor e reagir a elas, mas não pode armazenar essas informações e usá-las para crescer e se tornar mais complexa ao longo do tempo.
Siri e Alexa são bons exemplos de IA, eles podem responder a perguntas de seus usuários, mas não conhecem seus usuários ao longo do tempo, aprendendo seus desejos e antecipando suas necessidades.
IA nos restaurantes é necessário?
À medida que a tecnologia de todos os tipos se torna uma parte mais integral da administração de um restaurante, a IA está emergindo como uma área de tecnologia de restaurantes com potencial praticamente ilimitado.
Aqui estão apenas alguns dos benefícios de usar inteligência artificial em um restaurante:
- Corte de custos: A tecnologia de IA pode ser usada para automatizar muitas tarefas simples e rotineiras, como inserir pedidos no PDV. Isso significa menos dinheiro gasto em seu restaurante e custos mais baixos em geral;
- Reduza os erros: O erro humano é responsável por muitas coisas que podem dar errado em um restaurante. Por exemplo, um garçom em uma sala de jantar movimentada pode ouvir mal o pedido de um convidado, resultando no cliente recebendo o prato errado. Quando os clientes pedem via IA, há menos oportunidade de erro humano.
- Personalize pedidos: A inteligência artificial dá mais controle aos convidados durante o processo de pedido. Isso permite que eles personalizem seus pedidos para atender às suas necessidades.
- Melhore o atendimento aos clientes: Ao abraçar a capacidade da IA de executar tarefas simples e rotineiras em seu restaurante, você pode liberar os funcionários para fazer o que eles são melhores: Concentre-se em seus clientes e forneça a eles a melhor experiência possível. Por toda a conversa sobre robôs estarem prontos para assumir as cozinhas de restaurantes, há uma coisa que eles definitivamente ainda não podem fazer: imitar o toque humano que pode tornar uma experiência de restaurante tão especial.
- Encontre novos clientes: a tecnologia de IA pode impulsionar os esforços de marketing do seu restaurante, permitindo que você identifique que tipos de clientes podem amar sua comida, entre em contato com eles e os incentive a visitá-lo. A inteligência artificial também pode ajudar a reter os clientes – os esforços de remarketing podem incentivá-los a fazer uma visita repetida depois de vir ao seu restaurante.
1. Foco na prevenção de doenças transmitidas por alimentos
Todos os funcionários devem lavar as mãos com sabão e água morna por 20 segundos — são duas músicas completas de “Feliz Aniversário” — mesmo durante a correria, e mesmo que estejam preocupados que um bife cozinhe demais enquanto isso. Prevenir a transmissão de vírus é a prioridade número um.
As doenças transmitidas por alimentos podem ser atribuídas a bactérias, que podem se multiplicar rapidamente quando os alimentos são mantidos no que é considerado uma temperatura insegura: acima de 41 graus e abaixo de 140 graus Fahrenheit. As bactérias também podem produzir toxinas que tornam os alimentos inseguros para consumo.
Outros fatores que podem contribuir para doenças transmitidas por alimentos em restaurantes incluem:
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Lavagem inadequada das mãos (incluindo unhas).
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Funcionários chegando doentes e tossindo ou espirrando perto de superfícies de preparação ou na comida.
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Armazenamento pobre de alimentos.
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Contaminação cruzada (toxinas de carne crua podem ser transferidas para vegetais usados em saladas).
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Equipamento de cozinha e utensílios para comer limpos incorretamente.
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Contaminação de áreas de trabalho, equipamentos, utensílios.
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Alimentos que foram expostos a baratas, moscas e outras pragas de restaurantes.
A contaminação por E. coli, a infecção por norovírus e a intoxicação alimentar são algumas das questões críticas de segurança alimentar que você deve sempre evitar a todo custo. Certifique-se de que todas as suas superfícies estejam higienizadas, os ingredientes sejam armazenados com segurança e que os alimentos estejam devidamente preparados para garantir que os clientes deixem seu restaurante cheio e satisfeitos, sem necessidade de hospitalização.
2. Verifique as diretrizes do Departamento de Saúde
Muitos restaurantes estremecem ao pensar em uma inspeção de saúde e segurança. Se o seu restaurante receber uma pontuação de inspeção ruim, ele pode precisar fechar temporariamente.
Em vez disso, use os padrões do departamento de saúde como diretrizes para informar os processos de segurança e limpeza de alimentos em seu restaurante. Afinal, os padrões estão lá para ajudar as empresas a fornecer serviços de alto nível e manter um estabelecimento seguro e higiênico para comer e beber.
Verifique com o departamento de saúde da sua cidade, ou qualquer departamento que realize inspeções de saúde, para obter a lista completa do que um inspetor está procurando ao avaliar sua frente e parte de trás da casa.
Por exemplo, se o código de saúde afirma que os recipientes de barra de salada devem ser limpos pelo menos a cada 24 horas, faça com que a remoção e limpeza de todos os recipientes de barra de salada no final de cada turno faça parte da rotina diária. Dessa forma, a limpeza se torna um hábito para sua equipe e você nunca terá que se preocupar se a cozinha do seu restaurante estiver em conformidade.
3. Prevenir a proliferação de pragas
Certifique-se de manter seu restaurante livre de pragas, reduzindo as oportunidades para as criaturas receberem um almoço gratuito. Aqui estão algumas das melhores práticas de limpeza de restaurantes que previnem pragas:
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Limpe os resíduos de alimentos nos refrigeradores.
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Sempre limpe o equipamento rapidamente após o uso.
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Não deixe que as superfícies de contato com alimentos fique sujas e gordurosas.
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Armazene os alimentos em recipientes herméticos.
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Mova os sacos de lixo para a lixeira em vez de deixá-los sentar ao redor da cozinha.
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Capture moscas de frutas perdidas com uma pequena xícara de sabão misturado com tequila ou vinagre de maçã.
Claro, não hesite em chamar os profissionais do controle de pragas quando necessário. O que rasteja na cozinha sempre sai de uma maneira, forma ou forma e você não quer que isso esteja em um prato ou em um copo.
Se você vir algum dos seguintes sinais de pragas, não espere até ter uma invasão em grande escala em suas mãos para agir. Aqui estão alguns sinais de que você pode ter coisas rastejantes na sua cozinha ou atrás do bar:
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Esporos de roedores ou roedores.
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Papelão ou papel desfiado para nidificação de roedores.
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Sons de arranhar ou arranhar nas paredes.
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Recipientes de papelão ou plástico que parecem ter sido mastigados.
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Odores incomuns que podem ser de roedores mortos ou grandes populações de baratas.
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Pequenas pilhas de sujeira do movimento das formigas.
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Insetos voadores ao redor das áreas de armazenamento e preparação de alimentos (pegue-os agora antes de entrarem na sala de jantar ou na sopa de alguém).
Muito parecido com o cabelo em sua comida, os sinais de infestação de pragas são suficientes para fazer o estômago de um convidado virar. Uma cozinha afetada corre o risco de alienar os atuais e os possíveis convidados: tudo o que é preciso é uma revisão on-line ruim dizendo que havia moscas no ar ou formigas correndo pela mesa para que sua reputação fosse manchada.
E quando o inspetor de saúde faz uma visita ou recebe um relatório de pragas, eles podem fechar seu restaurante por causa de problemas de saneamento e segurança alimentar.
Lista de verificação de abertura e fechamento da cozinha
Certifique-se de que sua parte de trás da casa funcione como uma máquina bem oleada com essas listas de verificação personalizáveis de abertura e fechamento da cozinha.
4. Treine a equipe para priorizar a segurança alimentar
Em um restaurante, vários pares de mãos lidam com alimentos antes que ela chegue a um cliente. Educar e treinar toda a sua equipe, na frente e nos fundos da casa, em higiene adequada, segurança alimentar e limpeza geral é fundamental para garantir que cada hóspede tenha uma experiência de jantar segura e sanitária – e esse treinamento é ainda mais crucial durante as crises de saúde.
O treinamento em restaurantes não é uma coisa única, especialmente quando se trata de segurança alimentar. Você precisa acompanhar consistentemente sua equipe quando se trata dos padrões de limpeza e segurança alimentar do restaurante que você implementou. É importante ver que todos estão fazendo as coisas da maneira que deveriam ser feitas todos os dias, não apenas os dias imediatamente após uma sessão de treinamento. Para manter as coisas sob controle, tente o seguinte:
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Publique lembretes sobre procedimentos de limpeza específicos em locais estratégicos, como acima da pia e ao lado do relógio de ponto.
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Compartilhe regularmente vídeos curtos de treinamento com dicas de limpeza de restaurantes.
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Verifique o comportamento de limpeza da equipe no local, assim como o departamento de saúde faria (classificações opcionais).
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Comemore hábitos de limpeza exemplares entre sua equipe para que outros possam modelar seu comportamento.
5. Coloque-se no lugar do cliente
Cumprir as diretrizes do Departamento de Saúde fará a maior parte do trabalho para você quando se trata de manter um restaurante limpo, mas para realmente oferecer uma experiência limpa e agradável para seus convidados, coloque-se no lugar deles e certifique-se de não estar ignorando nenhum aspecto da experiência gastronômica que poderia precisar de uma limpeza. Aqui estão algumas coisas a considerar:
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A entrada do restaurante é arrumada e acolhedora — a passarela livre de lixo e as janelas limpas e brilhantes?
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O estande do anfitrião está organizado, os banquetes estão livres de poeira, os menus estão limpos de manchas?
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As mesas e pisos foram devidamente limpos e varridos desde os últimos assentos, e guardanapos, condimentos e arranjos de mesa foram redefinidos?
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Os banheiros estão limpos, sem odor e abastecido com papel higiênico, toalhas e sabão?
Acompanhe a limpeza da sua experiência gastronômica fazendo com que um membro da sua equipe faça um teste de refeição.
Desde o momento em que eles estão sentados até que terminem o processo de pagamento, peça que registrem quaisquer aspectos de sua experiência gastronômica – o menu, os saleiros e pimenta ou os peitoris das janelas, por exemplo – que precisam de uma limpeza.
Temos certeza que esta lista dará à sua equipe uma ideia melhor das áreas que você pode habitualmente ignorar ao limpar seu restaurante que podem deixar um gosto ruim na boca de seus clientes, não é mesmo?