É fácil perder o sono com os resultados financeiros do seu bar ou restaurante. Afinal, cortar custos com alimentos, mão-de-obra e gerenciar margens não podem ser encarados sem algumas atenções.
Mas como aumentar seus lucros? Melhorar o orçamento é fundamental para o sucesso do seu restaurante. Por isso, o time do Get In reuniu 16 dicas para mostrar como aumentar a clientela do bar ou restaurante.
1. Ofereça reservas
Uma das coisas mais importantes para um bar ou restaurante é a experiência do cliente. Oferecer melhorias para sua clientela é uma das alternativas que mais trazem retorno no seu dia a dia. E uma delas é reserva.
Oferecer reservas no seu restaurante é dar adeus ao estresse e aborrecimento dos seus clientes ao enfrentar filas ou não encontrar um lugar para sentar, não é mesmo?
2. Melhore seu cardápio
Seu menu é apenas uma mistura de aplicativos, pratos principais e sobremesas? Se assim for, pode ser hora de repensar isso. A delícia das ofertas do seu cardápio não significa nada se elas não estiverem aproveitando todo o seu potencial, certo?
Pode ser tão simples quanto renomear um item clássico ou situar seus itens de margem mais alta onde o olhar do cliente encontrará seu menu pela primeira vez.
Se você oferece a mesma iteração há anos, considere atualizar os itens semestralmente ou sazonalmente. Um novo cardápio também é ótimo para promover nas redes sociais e outras ferramentas de marketing. Não esqueça de tirar fotos de alta qualidade de alguns pratos também.
3. Organize um evento temático
Não faltam eventos especiais que seu bar ou restaurante pode realizar sem prejudicar seus lucros ou estressar sua equipe. Seja uma noite entre pais e filhos ou uma degustação de vinhos e queijos, aproveite a tecnologia certa para garantir o sucesso do seu evento.
Com a ajuda do software de gerenciamento de reservas e filas, você pode agilizar a comunicação com sua equipe e impressionar seus clientes. Mais importante ainda, você pode aumentar as vendas do restaurante.
4. Tenhas as redes sociais atualizadas
Provavelmente, a maioria dos seus clientes estão ativos nas redes sociais. Isso significa que você também deveria ser. Restaurantes com forte presença nas mídias sociais acabam com a concorrência “anti-social”. É crucial estar onde seus clientes estão.
Certifique-se de configurar sua página no Facebook , TikTok e no Instagram. Estes são ótimos lugares para promover suas especialidades diárias e compartilhar fotos de saindo babando.
E uma vez que você atualizar as informações das redes sociais, configure uma ferramenta gratuita de gerenciamento de mídia social (como Hootsuite ou o Buffer) para monitorar a atividade e o engajamento em seus canais.
5. Atualize seu site
Considerando o uso crescente da tecnologia, é importante atualizar o seu site a tempo para que todos os seus clientes em potencial estejam cientes de todas as novas inserções no menu, os últimos eventos que seu restaurante planeja hospedar, entre outros.
Essas dicas de design ajudarão você a criar um site de restaurante maravilhoso que trará mais pedidos.
6. Aumente a velocidade do atendimento
Você sabe que quanto mais mesas estiverem ocupadas por hora, mais lucro você tem. Então, por que não fornecer à sua equipe as ferramentas necessárias para aumentar a velocidade e a eficiência do serviço?
Por exemplo, um dispositivo de Ponto de Venda (POS) móvel oferece aos servidores a capacidade de enviar pedidos diretamente do PDV para a cozinha.
7. Faça parceria com serviços de entrega populares
No ambiente de aplicativos de hoje, a conveniência é quem manda. Considere associar-se a serviços de entrega populares em sua área.
Fazer parceria com serviços de entrega é uma ótima estratégia para aumentar as vendas em um restaurante. Isso pode ajudar a otimizar seu processo de pedidos, atrair novos clientes e satisfazer seus clientes existentes, tudo no conforto de seus celulares.
8. Abrace o poder do upselling
Treine seus garçons para serem os melhores vendedores, dominando a arte do upselling. “Gostaria de adicionar frango à sua salada Caesar?”
Este é outro grande uso para o gerenciamento do seu bar ou restaurante. Ele pode ajudar a aumentar o tamanho médio do ticket médio e aumentar as vendas do restaurante, solicitando que os garçons sugiram complementos e aumentem o preço para o cliente de uma maneira mais despercebida.
9. Organize um workshop
Você tem a melhor pizza da cidade? Os clientes estão constantemente falando sobre seus drinks maravilhosos? Mostre suas habilidades e organize um workshop virtual ou presencial.
Estender a experiência do seu restaurante para uma participação prática não apenas ajudará você a ganhar algum dinheiro extra com as taxas do workshop, mas também fará maravilhas pela fidelidade do cliente. É uma ótima maneira de aumentar as vendas do restaurante sem publicidade.
10. Experimente novas estratégias de marketing
Claro, o marketing por e-mail é uma maneira testada e comprovada de alcançar clientes em potencial. Mas por que não experimentar também o marketing de texto? Com as altas taxas de abertura de mensagens de texto, isso só faz sentido.
Crie uma oferta para fazer com que os clientes se inscrevam, como “Ganhe sobremesa grátis”, e comece a enviar promoções semanais para sua crescente lista de assinantes. Seus clientes ficarão ansiosos para receber essas ofertas e você pode esperar o aumento da receita do restaurante com as visitas repetidas.
11. Considere eventos privados
Se você não gosta de eventos temáticos, jantares privados podem ser uma opção para você. Talvez você tenha um amplo espaço que poderia ser mais utilizado. Mesmo algo tão simples como uma área semi-privada que você envolve em cortinas para uma sensação mais íntima pode atrair pequenas festas privadas.
É especialmente útil aproveitar esses serviços nos momentos em que você está particularmente lento ou normalmente fechado.
12. Crie uma newsletter de restaurante
Boas newsletters de restaurantes funcionam. O lucro potencial na criação de um boletim informativo é enorme. É uma das maneiras mais eficazes de aumentar as vendas em um restaurante.
Os boletins foram criados para apoiar as redes sociais em termos de eficácia. Eles também oferecem mais controle quando se trata de seu público-alvo.
13. Mantenha os detalhes em um local centralizado
Quando os detalhes passam despercebidos, as vendas de restaurantes também podem. É por isso que, especialmente quando você está nos seus horários de pico em seu restaurante, é crucial se manter organizado.
Opte por sempre ter um sistema para manter as informações dos seus clientes e pedidos em um painel centralizado.
14. Participe de feiras da sua cidade
Se você não está participando dos eventos anuais da sua cidade, agora é a hora. Isso não apenas dá ao seu espaço uma exposição extra, mas também é uma maneira eficaz de atrair mais clientes para o seu restaurante.
Esses tipos de feiras são uma ótima oportunidade para mostrar pratos exclusivos e até experimentar novos. Você também pode aproveitá-los para divulgar suas ofertas de eventos privados.
Inclua detalhes sobre seus chefs e considere oferecer uma oferta especial se alguém agendar um evento dentro de um determinado período de tempo.
15. Adote um programa de fidelidade
Procurando inspirar clientes satisfeitos a continuar voltando? Incentive-os! Existem muitas opções para incentivar clientes recorrentes para seus negócios contínuos. Escolher o que é certo para você geralmente depende de coisas como seu orçamento, o tipo de negócio que você administra e sua preferência pessoal.
Restaurantes casuais podem optar por itens como cupons, ou famosos cartões de fidelidades. Estabelecimentos mais sofisticados, no entanto, podem contar com programas baseados em aplicativos ou e-mail. Não importa qual caminho você escolha, a chave é manter o processo simples do lado do cliente, para que ele realmente participe.
16. Se comunique com seus funcionários
Muitos donos de restaurantes perguntam continuamente sobre como aumentar as vendas de seus restaurantes ou como aumentar seus negócios em restaurantes.
Perguntar aos seus colaboradores o que pensam sobre as mudanças que devem ser introduzidas no restaurante é a melhor forma de gerir o seu negócio e aumentar as vendas do seu restaurante. Com toda a probabilidade, seus funcionários sempre fornecerão uma opinião não adulterada.
Na maioria das vezes, seus pontos de vista estarão corretos, pois são eles que lidam com os clientes diariamente. Considerar a opinião deles fará com que seus funcionários se sintam importantes, o que é essencial na administração de um restaurante.
Você pode organizar uma reunião uma vez por mês ou ligar para sua equipe para almoçar em seu restaurante uma vez por semana, para discutir e entender o comportamento do cliente.
Quer aumentar a clientela do seu restaurante? Gerenciar reservas e Get In pode ajudar
O Get In oferece aos clientes diferentes soluções de gestão de reservas que atendam às suas necessidades. Nosso principal objetivo é capacitar os donos de restaurantes a gerenciar suas reservas e gerar mais receita com a ajuda das melhores funcionalidades. Entre no nosso site e fale com um dos nossos atendentes.