Filas mais curtas, clientes mais satisfeitos. Ao mesmo tempo que as longas filas criadas na frente do bar ou restaurante podem significar sucesso para o dono do negócio, elas podem esconder problemas existentes dentro da gestão daquele local. Isso porque as filas não são vistas com bons olhos pela maioria dos clientes, uma vez que podem facilmente encontrar alternativas que não a façam perder tempo com filas.
As intermináveis filas podem ser frutos de diversos motivos internos da gestão do restaurante, salvo exceções em feriados e datas especiais, nas quais há uma procura muito maior por alguns restaurantes.
Uma das razões para que as filas virem uma questão a ser corrigida é justamente a falta de um sistema completo de gestão de reservas que possibilita maior visibilidade do fluxo e consequentemente muito mais previsibilidade, tanto aos funcionários do restaurante quanto para os clientes.
Por este motivo, vamos te mostrar como acabar com esse problema que afeta o seu dia a dia.
Por que as filas são ruins para o seu negócio?
Pode parecer a única maneira de gerenciar o fluxo de convidados. No entanto, hoje, com a tecnologia ao nosso alcance e uma melhor compreensão do que os clientes desejam, pedir aos convidados que façam fila é realmente um conceito antiquado.
E aqui estão quatro razões:
1. Filas são propagandas ruins do bar ou restaurante
Do ponto de vista do cliente, longas filas de espera são um forte impedimento. Imagine que você está na rua e encontra uma longa procissão em frente ao seu restaurante. Um estudo da University College London mostrou que a maioria dos clientes não está disposta a esperar na fila por no máximo seis minutos. Portanto, se os restaurantes próximos tiverem mesas disponíveis, os clientes provavelmente jantarão lá.
2. Tempos de espera são um aborrecimento para os seus clientes
Os clientes preferem saber quanto tempo será a espera e não ficar na fila com uma interminável, causando ansiedade. Dar uma ideia precisa de quanto tempo será a espera significará que é mais provável que eles relaxem e possuam o tempo de espera preciso.
3. Além do aborrecimento, frustração dos clientes
Ter que esperar na fila é irritante e, sabemos que também gera frustração. Se as pessoas estão esperando por mais tempo do que esperavam, elas já estão começando como clientes insatisfeitos. Sua equipe terá que criar estratégias e encontrar soluções para combater possíveis reclamações, criando estresse desnecessário.
Com clientes difíceis sendo uma inevitabilidade na indústria de restaurantes, não é mais fácil ter uma ferramenta para gerenciar as filas?
4. Despesas extras para o seu negócio
Com um grupo de pessoas que vão chegando, os restaurantes podem tentar entreter seus convidados para melhorar a experiência de espera de todos. No entanto, isso poderá custar seu tempo na cozinha e despesas extras incorridas por seu negócio.
Como o Get In ajuda a acabar com as filas?
O Get In, por exemplo, é uma plataforma que surgiu inicialmente para resolver e diminuir os problemas enfrentados pelos restaurantes com as filas.
A plataforma surge para finalmente dar total visibilidade para os bares e restaurantes sobre seu fluxo e assim permitir que haja a possibilidade de reservas em seu salão sem que haja uma diminuição de visitantes.
Ainda que muitas pessoas acreditem que as reservas são um limitante de fluxo, na realidade uma plataforma como o Get In, que conta com mais de 500 mil usuários ativos, pode se tornar um impulsionador de captação.
Além disso, o Get In também auxilia o seu restaurante no trabalho de marketing, afinal a plataforma não se limita apenas à gestão de reservas unicamente. Então, você pode utilizar o produto de CRM presente dentro da plataforma para que faça campanhas de marketing visando atingir o objetivo do seu negócio.
Benefícios de uma ferramenta de gerenciamento de filas
Um aplicativo para gerenciamento de filas é perfeito para você que busca algo simples e fácil de usar.
Com Get In, você terá algumas vantagens que poderá levar em conta ao considerar ter uma plataforma para realizar a gestão das filas.
São elas:
- Fila remota — permite que os clientes esperem remotamente, eliminando completamente ficar na fila;
- Notificações por SMS — permite que você notifique os clientes facilmente. Não se esqueça de procurar a programação de SMS, incluindo recursos personalizáveis;
- Temporizadores de espera — ajuda os clientes fornecendo tempos precisos e atualizados de quanto tempo eles ficarão esperando na fila remota.
Conclusão
Acabar, diminuir ou simplesmente organizar as filas do seu restaurante está muito longe de significar que o seu restaurante possui menos sucesso.
Isso porque aquele que fica ao lado do seu cheio de filas e com os clientes estressados, na realidade, significa que os seus clientes que optarem por reservar e frequentar o seu restaurante terão uma experiência muito mais tranquila.
E para você, dono de restaurante, usar o Get In significa ter o controle de tudo que acontece no seu restaurante, com previsibilidade e suporte 100% humanizado da equipe do Get In.