Se antes, a falta ou o excesso de clientes eram considerados problemas sem soluções para os empresários. Hoje, os donos de bares e restaurantes conseguem buscar alternativas nas plataformas especializadas em gestão de reservas, como o Get In, para que essas questões sejam devidamente resolvidas.
Por ainda ser uma área de pouco conhecimento no Brasil, muitas pessoas se perguntam como esse tipo de plataforma realmente funciona. Então, caso tenha alguma dúvida, recomendamos que dê uma passada por aqui.
As reservas online são uma ótima maneira de você, além de ter a chance de aumentar o seu fluxo, poder também organizá-lo da melhor maneira. Um dos maiores aliados do seu restaurante e das plataformas de reservas é um marketing digital.
Afinal, quanto mais formas do seu cliente se conectar com o seu negócio, mais segurança e praticidade ele terá. Por isso, separamos aqui 10 dicas de marketing para seu restaurante gerar mais reservas.
Vamos conferir?
Como começar a fazer marketing digital para restaurantes?
Em meio a tantos restaurantes tentado se destacar no meio digital, é preciso que você faça inicialmente uma análise de:
- Público: qual o perfil que você deseja atrair para o seu restaurante? Qual é a comunicação que é mais eficaz?
- Necessidades do cliente: o que ele procura em um restaurante?
- Forças: o que você já faz para alcançar o objetivo traçado?
- Fraquezas e Oportunidades: quais são os pontos fracos dentro do seu negócio? e dos concorrentes? Como você pode transformar a fraqueza do seu concorrente em oportunidade?
- Concorrentes: quem no mercado já oferece o que ele precisa? O que e como ele faz?
Como aumentar suas reservas usando marketing?
Agora já que te mostramos o porquê de usar o marketing digital nos restaurantes, vamos entender quais são as 10 ideias que achamos incríveis para o seu negócio?
São elas:
1. Widget
O widget de reserva basicamente é um link de reserva que pode ser aplicado em diversos canais do seu restaurante (Instagram, Facebook, website, etc). Por lá o seu cliente consegue, em poucos cliques, efetuar a reserva sem nenhum custo em seu restaurante.
Por exemplo, com o widget do Get In, você pode disponibilizar o link no Instagram do seu bar ou restaurante, na sua bio. Assim, quando o cliente clicar, aparecerá as reservas de uma forma simples e elegante:
2. Atenção com as avaliações
Lembre-se que as pessoas, cada vez mais, buscam informações e opiniões disponíveis na internet para que possam decidir se irão, ou não, consumir determinado produto.
Com os restaurantes não é diferente. Então se mantenha atento às avaliações recebidas e as responda sempre que possível. Dessa forma, os clientes se sentem ouvidos e passam a ter mais confiança sobre o seu serviço.
3. Utilize boas fotos
A primeira impressão é a que fica. Uma boa foto de um prato ou do seu salão podem fazer a diferença na hora de captação de novos clientes.
Isso porque pode fazer com que ele se interesse pelo seu restaurante ou simplesmente deslize a tela para baixo na procura de outros restaurantes mais atrativos.
Não se esqueça de utilizar as fotos em todos os canais do seu negócio, redes sociais, sites, cardápios digitais. Afinal, os clientes estão em diversas plataformas.
4. Vídeos
Uma boa comunicação é essencial para que seu restaurante se torne mais atrativo em relação à concorrência, e a produção de vídeos simples mas bem gravados fazem total diferença.
O meio da gastronomia tem como grande força a atração pela visualização dos pratos, afinal, quanto mais bonito for a apresentação do prato, maior a vontade que o seu cliente terá de experimentá-lo.
Por isso, não economize na hora de produzir vídeos sobre seus principais pratos, serviços, ambiente e salão.
5. Cardápio digitalizado
Como já foi dito aqui, os clientes buscam o máximo de informação antes de realmente decidirem o seu destino. Tenha a certeza de que você está dando as informações necessárias e atrativas o suficiente para que ele escolha reservar no seu restaurante.
6. Google Meu Negócios
O Google Meu Negócios é uma ferramenta gratuita do Google, essencial para que seu restaurante tenha uma boa imagem e seja facilmente encontrado na internet.
Através dessa ferramenta você consegue construir uma página do seu restaurante com informações providenciais aos seus clientes, como:
– Serviços oferecidos;
– Endereço,
– Localização no mapa;
– Contato;
– Horário de funcionamento;
– Fotos do menu;
Por fim, mas não menos importante, ainda é possível colocar um botão de reserva do Get In direto da página do google. Quer saber como? Te contamos neste artigo que produzimos aqui no Blog do Get In.
7. Email marketing
Além de canais como o Whatsapp, existem outros meios de enviar comunicações que gerem vendas para o seu negócio. O email marketing é também uma estratégia muito eficiente para aumentar o número de reservas em seu bar ou restaurante.
Isso porque os conteúdos dos e-mail podem ser totalmente personalizados conforme a estratégia do seu restaurante. Enviar cupons de desconto, novidades no cardápio, promoções. As oportunidades são várias.
8. Campanhas segmentadas
Após organizar os canais de comunicação (Whatsapp, Instagram, Tiktok etc), quanto mais você direcionar sua comunicação para o público correto, melhor ela performará, ou seja, vi gerar reservas.
Por isso, as campanhas segmentadas são uma ótima maneira de gerar mais conversões, uma vez que eles já conhecem o seu bar ou restaurante ou possuem algum nível de proximidade com ele.
9. Boa identidade visual
A primeira impressão é a que fica, então não poupe investimentos na criação de uma boa identidade visual para o seu restaurante.
Muitas vezes, na correria do dia a dia, um possível cliente na busca de realizar uma reserva não terá tempo o suficiente para abrir a página de todos os restaurantes que aparecerem em sua tela, e clicará apenas naquele que tiver uma logo mais atrativa e profissional.
Conclusão
O que não faltam sãos ideias para você aumentar as reservas no seu restaurante. E conte com o time do Get In para que esse número sempre cresça no seu bar ou restaurante.