Pratos saborosíssimos, bons drinks e um bom serviço ao cliente já não são mais o suficiente para fazer o seu negócio bombar. Ainda que o marketing boca a boca seja muito efetivo, a tecnologia fez com que novas ferramentas de marketing surgissem e deixasse a concorrência por clientela ainda mais acirrada. E claro, que o marketing digital para restaurantes pode ajudar a alcançar o que donos de bares e restaurantes mais desejam: aumento das vendas e do fluxo de clientes.
Neste artigo, vamos te apresentar algumas das melhores dicas do universo do marketing digital que podem apoiar seu bar ou restaurante a crescer em 2023.
Como começar a fazer marketing digital para restaurantes?
Em meio a tantos restaurantes tentado se destacar no meio digital, é preciso que você faça inicialmente uma análise de:
- Público: qual o perfil que você deseja atrair para o seu restaurante? Qual é a comunicação que é mais eficaz?
- Necessidades do cliente: o que ele procura em um restaurante?
- Forças: o que você já faz para alcançar o objetivo traçado?
- Fraquezas e Oportunidades: quais são os pontos fracos dentro do seu negócio? e dos concorrentes? Como você pode transformar a fraqueza do seu concorrente em oportunidade?
- Concorrentes: quem no mercado já oferece o que ele precisa? O que e como ele faz?
Quais são as melhores ferramentas de marketing digital para restaurantes?
Feita a análise inicial, é hora de colocar escolher as estratégias de marketing digital que mais fazem sentido para o seu bar ou restaurante.
São elas:
1. Mantenha o site atualizado
Se antes a porta de entrada do seu restaurante ficava visível a todos que passavam à frente do seu endereço, hoje ela se transformou em um site.
Lá, muitas das vezes é onde acontece o primeiro contato do seu cliente com o seu restaurante. Então, tenha a certeza que irá impressioná-lo, através da organização apresentada, com fácil acesso às informações, cardápio, horário de atendimento, serviços prestados e endereço físico.
2. Não economize na fotografia
Seja qual for o canal de comunicação que você estiver, sempre utilize boas fotos.
Lembre-se que a primeira impressão é a que fica, uma foto mal tirada de um prato saboroso, pode atrapalhar todo o trabalho realizado pelos seus cozinheiros e fazer com que aquele possível cliente rapidamente saia da página do seu restaurante.
3. Identidade visual bem construída
É importante que você crie uma identidade visual atrativa e que faça sentido com aquilo que você acredita a respeito do seu restaurante. Desde o nome do seu negócio até a decoração do seu salão, tudo deve conversar entre si.
Isso faz com que os clientes entendam o conceito do seu restaurante e também consigam identificá-lo através de pequenos sinais em meio a tantos concorrentes.
4. Organizar e atualizar as suas mídias sociais
Não se esqueça que na internet existem diversas formas de encontrar o seu restaurante, e as mídias sociais como Instagram e Facebook são duas das principais delas.
Tenha sempre a certeza de que as informações expostas na biografia do seu perfil, estão atualizadas e condizentes com os serviços prestados pelo seu restaurante.
5. Seja ativo nas mídias sociais
Elas não existem apenas por existir, na realidade elas são o canal mais interativo que existe entre cliente e você.
Então, é importante que todas as dúvidas recebidas no perfil sejam respondidas e que haja uma constante interação com o público através de posts variados.
6. Marketing de Conteúdo
Hoje em dia, as pessoas possuem acesso mais rápido a informações do que antes, e estão a todo tempo atrás de curiosidades.
Então, uma boa alternativa para você se manter perto do seu cliente é produzir conteúdos diversos nas mídias sociais sobre: o seu restaurante, curiosidades do mundo da culinária, curiosidades culturais e o que mais fizer sentido com o seu planejamento.
7. Comunicação humanizada
Lembre-se que os protagonistas e o coração do seu restaurante são seus funcionários, e os clientes gostam e procuram ambientes que valorizam o lado humano do negócio.
Por isso, dê o espaço que seus chefes e cozinheiros merecem dentro da comunicação para que os seus clientes em potencial possam conhecê-los.
8. Esteja sempre atualizado em relação às tendências
O mercado está sempre inovando e fazendo com que novas estratégias sejam criadas. Entretanto, existem plataformas de gestão de restaurantes que podem facilitar todo o processo.
O Get In, por exemplo, é uma ferramenta que oferece serviços de gestão de filas, reservas, cardápio digital e muitas outras questões que mencionamos por aqui. Vale a pena conhecer o serviço desse tipo de plataforma.
9. Google Meu Negócio
Quanto mais canais de contato com o cliente, melhor é para você e para ele. Por isso, recomendamos que você crie a página do seu restaurante no Google Meu Negócio.
Por lá, o seu cliente encontrará todas as informações a respeito do seu restaurante e ainda, caso você tenha o Get In como parceiro, ele também conseguirá realizar reservas diretamente da página de pesquisa do google.
10. Programas de fidelidade
Como você pôde observar, o cliente gosta de estar próximo ao seu restaurante e de se sentir valorizado, então programas de fidelidade são uma ótima alternativa para retenção, ou seja, manter clientes.
Ou seja, após fazer com que ele faça sua primeira visita e compra em seu restaurante, através dos programas de fidelidade, você pode atraí-lo para que ele retorne mais vezes no futuro.
Email Marketing
Ainda que muitos digam que o e-mail já não tem mais a mesma força de antes, ele ainda é um ótima e poderosa ferramenta de CRM (Customer Relationship Management).
O CRM serve para você manter contato com o cliente e entender quais tipos de estratégias, motivações e tipos de comunicação mais trazem resultados.
O e-mail, assim como as mídias sociais, são fundamentais para a divulgação de todas as novidades de marketing e informações importantes a respeito do seu negócio.
Conclusão
Essas são só algumas das dicas que podem ser exploradas dentro do marketing para restaurantes em 2023. O mercado está sempre em mutação e é importante que você se mantenha atualizado às necessidades dele.
Por isso, recomendamos sempre a utilização de plataformas que facilitam a organização e gestão do seu restaurante, como o Get In.